Alta umidade: risco de ferrugem no cafeeiro

O mês de fevereiro chuvoso deixou cafeicultor em alerta. A ferrugem, doença que se dissemina através de chuva e vento, tem condições favoráveis para se proliferar mediante às altas temperaturas do verão e umidade elevada, por conta das chuvas.

Quando o fungo se instala na folha do café, em regiões mais quentes, a propagação pode ocorrer entre 27 a 30 dias; já em regiões mais frias de 60 a 70 dias. Ou seja, temperaturas mais elevadas resultam em uma ação mais rápida por parte da doença.

A Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha, Coocafé, que atende cafeicultores capixabas e mineiro, tem orientado os cooperados no controle e prevenção da doença.

“É importante que o cafeicultor plante variedades que são tolerantes ou resistentes à doença e que faça o controle químico preventivo e curativo. Outra medida importante é o manejo equilibrado na adubação e a análise de solo. Isso para tratar a lavora de forma adequada.”, explica o consultor técnico da cooperativa Wagner Benjamim.

Outros fatores que podem ocasionar a manifestação da ferrugem na lavoura são as adubações e tratos culturais mal feitos, lavouras com muitas hastes e ambientes úmidos. Para que isso não aconteça, o produtor deve realizar o manejo adequado, podar as plantas no período certo, e estar atento às lavouras abandonadas com fungos instalados que podem, por meio de vento e chuva, contaminar outros plantios. Em algumas regiões, o impacto negativo na produtividade pode ser de 15 a 20%.

Fonte: Coocafé

Últimas notícias

Sustentabilidade no agronegócio é tema de webinar

Nesta quarta-feira (23), o Webinar BW TALKS recebe dois especialistas no agronegócio para tratar da ...

Agrofloresta diversifica produção e gera mais renda para a Agricultura Familiar

Sistema permite colheita o ano todo de diferentes culturas alimentares, enquanto produtor aguarda ...

Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha abre inscrições para as provas de velocidade

Haras Raphaela, em Tietê (SP), sediará competições do Quarto de Milha em quatro ...

Brasil exporta primeira carga de melão para China após acordo bilateral

Esta é a primeira fruta fresca brasileira exportada para o mercado chinês A ...

Edição 2020 da Corrida e Caminhada do Café será virtual

Atletas podem enviar registros de corridas em qualquer lugar para a organização do ...