Aplicativo revoluciona o programa Leite Certo da Nater Coop

Foto: Envato

O aplicativo não só agiliza a coleta e análise de dados, mas também oferece um canal direto de comunicação entre a cooperativa e os produtores

A Nater Coop lançou, em outubro, um aplicativo inovador que irá fortalecer e dar mais agilidade ao programa Leite Certo. Esse programa, uma assistência técnica e gerencial dedicada aos cooperados fornecedores de leite, existe há cerca de 14 anos. No entanto, nos últimos anos, especialmente desde 2019, houve uma iniciativa significativa para estruturar e remodelar sua abordagem, que se concretizou com a ajuda do Programa de Inovação Aberta da cooperativa em 2023.

Filipe Ton Fialho, gerente da área de assistência técnica e bovinocultura da Nater Coop, explica que, até então, a coleta de dados se dava por meio de planilhas de Excel, um processo que demandava tempo e gerava um grande atraso entre a coleta e a devolutiva para o produtor, levando até 40 dias para retorno. “Essa lacuna entre o que ocorria na propriedade e o feedback para o produtor foi um dos desafios enfrentados e agora superados com a introdução do aplicativo.”

O app, baseado em toda a estrutura consolidada ao longo dos últimos quatro anos, foi desenvolvido para funcionar offline, permitindo não só que os técnicos coletem dados durante suas visitas, mas também que os próprios produtores insiram informações sobre inseminações, tratamentos, processos sanitários e vacinações de suas vacas. “Essa integração ativa do produtor no processo é um dos destaques, encurtando significativamente o tempo entre a coleta e a análise dos dados, proporcionando um acompanhamento mais próximo e eficiente da propriedade”, explica Filipe.

O aplicativo não só agiliza a coleta e análise de dados, mas também oferece um canal direto de comunicação entre a cooperativa e os produtores. Através dele, informações financeiras, como o extrato mensal do leite enviado, são disponibilizadas aos produtores, oferecendo um novo formato de interação e acesso a informações essenciais.

Desde o início de outubro, o aplicativo está em pleno funcionamento, disponível não apenas para os técnicos, mas para todos os cooperados fornecedores de leite. Essa iniciativa representa uma modernização no método de coleta e análise de dados e, também, uma integração mais eficaz e participativa dos produtores no processo de gestão e acompanhamento das propriedades.

“O Programa Leite Certo dá um salto significativo em direção à eficiência e à melhoria contínua, aproveitando a tecnologia para promover um impacto direto e positivo na qualidade da produção leiteira. Este aplicativo promete ser não apenas uma ferramenta, mas uma nova abordagem para a gestão e o desenvolvimento das propriedades dos cooperados fornecedores de leite, marcando uma nova era na relação entre a cooperativa e seus produtores”, complementa o gerente.

O que é o programa Leite Certo?

O programa Leite Certo é uma iniciativa focada na implementação de estratégias personalizadas para cada propriedade assistida. A equipe técnica, ao trabalhar nesse programa, propõe a adoção de tecnologias já comprovadas, visando à produção sustentável. A partir dessa assistência técnica, os produtores passam a adotar práticas mais adequadas, otimizando o uso da terra.

As mudanças no manejo, investimentos em modernização, como adubação de pastagens, melhoramento genético do rebanho, alimentação balanceada e suplementação durante períodos de seca, impactam diretamente na saúde e produtividade animal.

Além disso, a consultoria proporciona uma gestão mais estratégica das propriedades, equiparando seu funcionamento a uma empresa. O balanço mensal permite contabilizar todos os investimentos, despesas com insumos, funcionários e energia, viabilizando uma análise mais eficiente da renda mensal, separando os custos do lucro.

Os benefícios do programa vão além do aspecto financeiro. O Leite Certo visa aumentar os resultados nas propriedades, seja aumentando a produção de leite, reduzindo índices como contagem de células somáticas e unidades formadoras de colônias, ou melhorando a produção de alimentos por hectare. O foco principal é maximizar os resultados de acordo com as condições específicas de cada propriedade.

Fonte: P6 Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Agricultores de Ecoporanga se regularizam para venda direta de produtos orgânicos

Um grupo de agricultores familiares do município de Ecoporanga foi contemplado com a ...

Capacitação para operação de secagem e armazenamento de grãos preza pela segurança dos trabalhadores no Oeste baiano

No Oeste da Bahia, região essencialmente agrícola, a crescente necessidade de instalação de ...

Exportação de gengibre mais que dobra em janeiro de 2024

O valor exportado com o gengibre capixaba no primeiro mês deste ano foi ...

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

A mecanização veio trazer novos ventos de prosperidade para a silvicultura. Nos últimos ...

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores nas áreas de frango de corte, ...