Apreendidos 1.400 guaiamuns no Espírito Santo que seriam vendidos no Nordeste

Foram apreendidos 1.400 guaiamuns, que já estão retornando ao seu habitat natural

Julio Huber

Atendendo a uma denúncia anônima, uma equipe da Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo encontrou 14 sacos contendo, ao todo, 1.400 guaiamuns, que é uma espécie de caranguejo de colocação azul. A apreensão ocorreu ontem (22), na Fazenda Jacuhy, na Serra, e foi realizada pelo sargento Sedimar e pelo soldado Venâncio.

Anúncio

De acordo com a Polícia Ambiental, a suspeita é de que as pessoas responsáveis pelas capturas tenham fugido no meio da mata. A informação é de que os guaiamuns seriam levados para o Nordeste, região onde o preço do crustáceo para o consumo pode chegar a R$ 100 a unidade, dependendo do tamanho.

Anúncio

Os guaiamuns estavam dentro de 14 sacos e seriam levados para o Nordeste

No Espírito Santo, o guaiamum é se encontra em período de defeso permanente, segundo a Portaria MMA nº 163, de 8 de julho de 2015, com base no Decreto Estadual nº 1.499-R, de 14 de junho de 2005. Por isso, a captura do guaiamum em todo o território do Espírito Santo – único Estado brasileiro onde há essa proibição -, configura crime ambiental.

Segundo informações da Polícia Ambiental, nos estados do Nordeste do Brasil o guaiamum já está escasso, por isso, muitos criminosos vêem até o Espírito Santo para capturar o crustáceo, que é bastante apreciado em restaurantes. A suspeita é de que os responsáveis pela captura dos 1.400 guaiamuns sejam da Paraíba, Estado que fica a mais de 1.800 quilômetros de distância do Espírito Santo.

Ainda segundo os militares que participaram da operação, os guaiamuns apreendidos poderiam render mais de R$ 30 mil aos criminosos. A captura ilegal vem se repetindo e já foram feitas várias apreensões do crustáceo que seria levado ao Nordeste nos últimos anos.

A soltura já está sendo realizada em manguezais do Espírito Santo

Durante todo o dia de hoje (23), equipes da Polícia Ambiental farão a soltura dos crustáceos em manguezais do Espírito Santo. Todos estavam com as patas amarradas, mas estavam vivos no momento da apreensão, podendo voltar ao seu habitat natural.  

GUAIAMUM – O guaiamu ou guaiamum (Cardisoma guanhumi) é um caranguejo da família dos gecarcinídeos. Esse crustáceo pode ser encontrado desde o estado da Flórida, nos Estados Unidos, até a região Sudeste do Brasil, quase sempre em locais entre o manguezal lamacento e a área de transição entre este e a mata, normalmente terrenos arenosos e úmidos, de onde retira o necessário para sobreviver.

Possuem carapaça azulada, com cerca de dez centímetros de comprimento e chegam a pesar mais de 500 gramas. O guaiamum possui hábito noturno, saindo da toca para se alimentar e limpar a galeria, sendo neste período mais vulnerável aos ataques dos predadores naturais e do homem. No Brasil, o crustáceo faz parte da culinária pernambucana e baiana, estando entre os pratos mais pedidos para consumo.

Está ameaçado de extinção em várias partes de seu território, sobretudo devido à caça predatória e à destruição do seu habitat. Em virtude disso, várias medidas governamentais vêm sendo tomadas, incluindo a criação de áreas protegidas e a adoção da prática do período de defeso.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Quase 10 toneladas de café irregular é apreendido em fiscalização a 47 mercados

Foto: Mapa Uma fiscalização realizada em 47 estabelecimentos comerciais resultou na apreensão de ...

Produtos originalmente brasileiros serão os destaques no Connection Experience Terroirs do Brasil

Valorizar os produtos originalmente brasileiros e gerar conexões para novos negócios é o ...

Federação da Agricultura solicita apoio a produtores rurais atingidos pelas chuvas no Espírito Santo

Foto: Helio Filho/Secom-ES A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) ...

Aprovado projeto para levar apoio psicológico às vítimas das chuvas no Espírito Santo

Foto: ALES As recentes e devastadoras chuvas que atingiram o Sul do Espírito ...

Cooperativas realizam campanhas em prol das vítimas das fortes chuvas no Sul do Espírito Santo

Foto: Freepik Junto com a solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingiram ...