Assembleia Legislativa reúne deputados para elaborar planejamento estratégico inédito na história

Fotos: Bruno Fritz e Antônio Carlos Tonico

De olho no futuro, parlamentares receberam, economista Rafael Furlanetti, o ministro do TCU Antonio Anastasia e conselheiros do TCE-ES para traçar metas dos próximos anos

Nesta segunda-feira (4), o presidente da Assembleia Legislativa do ES, deputado Marcelo Santos, deu continuidade ao Planejamento Estratégico do Poder Legislativo. Foi a primeira vez que os deputados se reuniram com o propósito de discutir e estabelecer metas para realizar reformas estruturais, garantir transparência nos processos e a informatização dos sistemas. O evento contou com a participação de deputados estaduais, do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, do Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Chamoun, e dos conselheiros Sérgio Aboudib, Carlos Ranna, Luiz Ciciliotti e Domingos Taufner, além do economista capixaba sócio e fundador da XP Investimentos, Rafael Furlanetti.

Anúncio

O presidente Marcelo Santos expressou seu entusiasmo com esse esforço colaborativo inédito, declarando: “É a primeira vez que a Assembleia Legislativa se une num objetivo único de elaborar esse planejamento estratégico com profissionais qualificados e experientes. Isso é crucial para darmos o pontapé inicial nesse planejamento. E como costumo dizer, o planejamento é fundamental, precisamos definir metas, identificar os obstáculos para alcançar o resultado desejado, que é aprimorar a atuação do Poder Legislativo para elevar seus padrões de qualidade e eficácia em prol dos capixabas. Com o Planejamento Estratégico da ALES queremos promover um diálogo amplo com a população capixaba, mostrando os limites e papéis de cada poder do estado, além de buscar soluções inovadoras para enfrentar os desafios futuros”.

Anúncio

O evento contou com a participação do capixaba Rafael Furlanetti, sócio-fundador da corretora de investimentos XP, que enfatizou a importância deste planejamento em um momento de mudança. Ele questionou sobre o futuro do Espírito Santo após o término da guerra fiscal e como o Estado se posicionará diante do novo cenário do mercado petrolífero global. “Com 78 municípios e diversas lideranças comunitárias, é crucial reunir essas demandas para transformá-las em projetos que participem ativamente na construção política e no desenvolvimento do estado”.

Outro palestrante do evento foi Leonardo Carrareto, especialista em inovação, futuro e desenvolvimento de negócios, que integra projetos da NASA. Carrareto discorreu sobre inovação e disrupção, trazendo insights valiosos para o desenvolvimento estratégico do Espírito Santo.

HOMENAGEM – Ao final dos trabalhos, foi feita uma homenagem especial: a entrega da comenda Domingos Martins, na ordem Grã-Cruz, ao Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, em reconhecimento ao seu compromisso e contribuição no cenário político e legislativo.

Lisonjeado com a homenagem, o Ministro Anastasia expressou seu profundo agradecimento e reconhecimento à iniciativa do presidente Marcelo Santos e dos demais deputados por concretizarem esse planejamento estratégico inovador. Ele ressaltou a grandiosidade dessa ação pioneira na história, enfatizando a importância crucial do planejamento para o futuro. Além disso, o Ministro destacou o vínculo especial com o estado, mencionando que compartilha o mesmo dia de nascimento do herói capixaba Domingos José Martins, natural de Itapemirim, figura notável que liderou a Revolução Pernambucana e foi fuzilado em 12 de junho de 1817 na Bahia. O Palácio Domingos Martins, sede da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, é uma homenagem perene a esse ilustre personagem da história capixaba.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Feira de Agronegócios Cooabriel 2024 acontecerá em julho

O evento é considerado o maior do agro no estado do Espírito Santo ...

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

Foto: Humberto Franco O Zarc delimita regiões e épocas de cultivo em classes ...

Senar-ES quer fortalecer o agro em Santa Leopoldina

Contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável no Espírito Santo ...

Ales vai promover sessão em homenagem às mulheres cooperativistas

Foto: Freepik Reunião acontece na próxima semana. Pauta foi proposta pela Comissão Permanente ...

Brasil produziu quase 900 mil toneladas de peixes de cultivo

A piscicultura venceu adversidades e cresceu 3,1% Em 2023 O Brasil produziu 887.029 ...