Associação Brasileira da Indústria de Café elege novo presidente

Pavel Cardoso foi eleito o novo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). A eleição ocorreu na última terça-feira (21), durante uma reunião do Conselho Deliberativo, realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Ele fica no cargo no triênio de 2022/2025.

Cardoso é formado em direito pela Universidade Católica de Salvador e é sócio gestor da Café Sobesa, a maior empresa do ramo na Bahia, atuando há mais de 50 anos na comercialização e produção do alimento no estado. Na ABIC, já atuou como vice-presidente de      qualidades e certificações, no período de 2013/2016 e, como vice-presidente jurídico, entre 2019 e 2022.

Anúncio

No seu discurso de posse, o novo presidente destacou os avanços conquistados pela ABIC em 49 anos de atuação no resgate à credibilidade do café brasileiro, cujos programas de pureza e qualidade são reconhecidos internacionalmente pela Organização Internacional do Café (OIC) e referendados em mais de 60 países. Ele afirmou querer dar segmento a esse trabalho. “Estamos iniciando uma nova fase, vamos fortalecer e expandir ainda mais nossos programas e processos, de forma ampla e responsável, com total empenho, para se obter cada vez mais relevância da nossa associação”, disse.

Anúncio

Cardoso defendeu a participação e fortalecimento do Conselho Consultivo da ABIC, formado por Almir Filho, que presidiu a ABIC no período 2008/2011; Marcelo Barbieri, CEO da Melitta South America; André Maurino, presidente da JDE Brasil; Ricardo Silveira, ex-presidente da ABIC no triênio 2019/2022 e Vicente Lima, da 3Corações.

Cinco diretrizes da nova gestão ABIC

O presidente determinou as cinco diretrizes de sua gestão, que visa implementar novos projetos com um olhar para as tendências do mercado. São elas:

  • Defesa da qualidade certificada, ampliando os programas de certificações com maior divulgação junto aos associados e aos consumidores, através das mais diversas ferramentas e tecnologias disponíveis para que o brasileiro possa cada vez mais receber um café de qualidade na sua mesa.
  • Ampliar o consumo, buscando desenvolver o maior e melhor programa de marketing possível do café brasileiro, com suas ricas e diversas variações, origens, seus benefícios para saúde, contando com o apoio coordenado dos associados.
  • Estimular a sustentabilidade e a responsabilidade sócio ambiental, fomentando o desenvolvimento sustentável do mercado e dos associados, incentivando as boas práticas, o consumo consciente, buscando parcerias para novos processos e soluções que preservem o meio ambiente.
  • Contribuir para a valorização da imagem institucional da ABIC e dos seus associados, ampliando a qualificação dos números e indicadores setoriais, seus programas, certificações e serviços, e o relacionamento entre os agentes da cadeia, entidades representativas do setor, sindicatos das indústrias de café, visando ampliação da base de associados e o fortalecimento do café brasileiro na percepção do consumidor.
  • Ampliar as exportações de café torrado e moído com projetos e ações efetivas que apoiem o desenvolvimento e incentivem a internacionalização das indústrias associadas, buscando incrementar toda a cadeia com a exportação do nosso café como produto acabado, com maior valor agregado, visando incrementar a rentabilidade do nosso industrial e criando mais empregos para todo segmento.

O presidente destacou que em 2023 a Associação completará 50 anos. “A ABIC tem muitas conquistas e vitórias a serem comemoradas, atingidas com grandes esforços de todo o setor e dedicação de nossas lideranças”, disse. Ele concluiu seu discurso afirmando haver muitas tarefas a serem feitas, mas que está confiante que sua gestão será pautada pela busca do consenso, sem nunca deixar de lado as necessidades dos Associados.

Homenagem à Ricardo Silveira

Ricardo Silveira, que presidiu a ABIC por dois mandatos sucessivos, foi homenageado durante a eleição. Houve apresentação de um vídeo com a retrospectiva de sua gestão. Silveira também foi presenteado com uma placa, em reconhecimento aos serviços prestados para o progresso da indústria cafeeira.

Em sua fala de despedida, o ex-presidente comparou a Associação com um trem em movimento. “Tivemos que fazer mudanças importantes, mas sem nunca pararmos no meio do caminho”. Ele disse que se orgulha de ter tornado a ABIC um espaço para a livre troca de ideias e parabenizou Cardoso pela conquista do cargo, desejando que ele continue levando a Associação para um caminho de destaque na indústria cafeeira.

Fonte: Jornal do Café/Abic

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, capital de ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...

Brasileiro é campeão mundial de prova de café

O brasileiro Dionatan de Almeida é campeão mundial de prova de café. O ...

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...