Associação de Brahmanabre inscrições para 1ª Prova de Eficiência e Performance

A expectativa é que participem fêmeas e touros de criatórios de todo o país. O prazo para inscrição vai até dia 20 de junho

Fêmeas e touros de diversos criatórios brasileiros serão avaliados, a partir de agosto, durante a 1ª Prova de Eficiência e Performance Brahman/BoicomBula, que acontecerá no Centro de Performance Verdana, em Itatinga/SP. A proposta é identificar animais de desempenho superior para as características de maior impacto econômico para a pecuária de corte, dentro do sistema de cria e recria a pasto, com suplementação, e confinamento na fase de terminação. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 20 de junho.

Serão aplicadas cinco modalidades de classificação, utilizando, para isso, tecnologias tradicionais e contemporâneas, tais como prova de eficiência alimentar, ultrassonografia de carcaça, julgamento de morfologia e de tipo frigorífico. “O objetivo é realizar a prova de desempenho mais completa que a raça Brahman já teve até hoje, tanto para machos quanto para fêmeas, gerando para o mercado uma série de dados técnicos sobre a qualidade do Brahman brasileiro na produção de carne”, informa Fernando Pereira, presidente do Conselho Técnico da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB). A entidade é a realizadora da prova em conjunto com a empresa de consultoria BrazilcomZ, contando com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). 

Anúncio

Entre os dados que serão mensurados estão: ganho de peso, volume testicular, Área de Olho de Lombo, Espessura de Gordura Subcutânea, Consumo Alimentar Residual, Estrutura, Precocidades, Musculosidade, Umbigo, Raça, Aprumos e Sexualidade (EPMURAS) e Marmoreio. Na parte de fertilidade, as novilhas passarão por avaliação ginecológica completa e, ao final da prova, serão inseminadas, quando terão em torno de 13 meses de idade. No caso dos machos, haverá teste de congelamento de sêmen. Podem participar touros jovens nascidos de 15/08/2019 a 12/01/2020 e novilhas pós-desmama, nascidas de 01/07/2020 a 31/12/2020, desde que oriundos de criatórios associados à ACBB. 

As avaliações de eficiência alimentar serão conduzidas pelo Instituto de Zootecnia (IZ) de Sertãozinho. “Reunir um grupo de animais da cabeceira dos principais plantéis do país será uma grande oportunidade de mostrar a qualidade do Brahman brasileiro para o mundo e buscar referências de critérios de seleção para a raça”. diz William Koury Filho, zootecnista da BrazilcomZ. 

Anúncio

A 1ª Prova de Eficiência e Performance Brahman/BoicomBula será finalizada em novembro de 2021. Na sequência, a ACBB promoverá a primeira edição do simpósio “O Brahman no Brasil”, que contará com a participação de especialistas na área de melhoramento e seleção de gado de corte. O evento permitirá a interação de pesquisadores com o setor produtivo, por meio de apresentações e debates sobre critérios e índices de seleção importantes para a raça Brahman. Também serão abordados critérios de julgamento e avaliações morfológicas. Fechando o calendário da prova, haverá um leilão dos touros classificados.

Fonte: Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB)

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Artesanato de barro de Santana do São Francisco (SE) conquista Indicação Geográfica

Foto: Seagri/Sergipe O artesanato de barro de Santana do São Francisco, em Sergipe, ...

Cavalo Crioulo cresce no Brasil e registra alta de até 11,6% nos rebanhos em 2025

Foto: Maurício Vinhas A raça Cavalo Crioulo segue em ritmo consistente de expansão ...

Turismo de experiência cresce e movimenta pequenos negócios com apoio das redes sociais

Foto: Setur-ES Pedra dos Cinco Pontões, em Laranja da Terra, é destino buscado ...

Safra da maçã 2026 começa no Brasil com frutos maiores, mais doces e exportações em alta

A safra brasileira de maçã 2025/2026 será oficialmente aberta no próximo dia 7 ...

Dia C 2025 beneficia mais de 101 mil pessoas com ações sociais das cooperativas capixabas

Foto: Divulgação/Coopepi Cooperativa educacional Coopepi arrecadou alimentos para doar a pessoas em situação de ...