Autorizada venda de antissépticos e sanitizantes por lojas e cooperativas agropecuárias

Em resposta a um ofício da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou que lojas e cooperativas agropecuárias estão autorizadas a comercializar preparações antissépticas ou sanitizantes oficiais.

Segundo a CNA, muitos produtores rurais estavam com dificuldades de compra dessas preparações, que se fazem necessárias para garantir a adequada desinfecção das instalações rurais, meios de transporte e higienização adequada dos colaboradores diante da pandemia do Covid-19.

Anúncio

“Lojas de insumos e cooperativas agropecuárias relataram, nos meios de comunicação do Sistema CNA, dificuldade de acesso e comercialização de preparações antissépticas ou sanitizantes oficinais como álcool em gel, pelo entendimento controverso sobre a autorização ou não, da comercialização desses produtos”, afirmou Maciel Silva, coordenador de Produção Agrícola da Confederação.  

Anúncio

No ofício à Anvisa, a CNA solicitou um posicionamento com informações consolidadas sobre a autorização desses estabelecimentos para comercializar esses produtos. De acordo com Silva, neste período de pandemia e com o início da colheita de várias culturas que demandam alta densidade de mão de obra, a preocupação com a saúde se tornou maior.  

“Devido à demanda de grandes volumes desses produtos, que passaram a ser insumos essenciais para manutenção da produção, as lojas de insumos e cooperativas agropecuárias se tornaram os principais estabelecimentos com potencial para oferecimento desses produtos em áreas rurais”, disse.

A Agência informou que não é necessária a permissão para que as lojas de insumos agropecuários e cooperativas agrícolas comercializem preparações antissépticas ou sanitizantes oficinais, porque a dispensa de Autorização de Funcionamento (AFE) para essa finalidade já consta no item III do art. 5º da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 16/2014, da Anvisa. 

Fonte: CNA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...