Autorizada venda de antissépticos e sanitizantes por lojas e cooperativas agropecuárias

Em resposta a um ofício da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou que lojas e cooperativas agropecuárias estão autorizadas a comercializar preparações antissépticas ou sanitizantes oficiais.

Segundo a CNA, muitos produtores rurais estavam com dificuldades de compra dessas preparações, que se fazem necessárias para garantir a adequada desinfecção das instalações rurais, meios de transporte e higienização adequada dos colaboradores diante da pandemia do Covid-19.

“Lojas de insumos e cooperativas agropecuárias relataram, nos meios de comunicação do Sistema CNA, dificuldade de acesso e comercialização de preparações antissépticas ou sanitizantes oficinais como álcool em gel, pelo entendimento controverso sobre a autorização ou não, da comercialização desses produtos”, afirmou Maciel Silva, coordenador de Produção Agrícola da Confederação.  

No ofício à Anvisa, a CNA solicitou um posicionamento com informações consolidadas sobre a autorização desses estabelecimentos para comercializar esses produtos. De acordo com Silva, neste período de pandemia e com o início da colheita de várias culturas que demandam alta densidade de mão de obra, a preocupação com a saúde se tornou maior.  

“Devido à demanda de grandes volumes desses produtos, que passaram a ser insumos essenciais para manutenção da produção, as lojas de insumos e cooperativas agropecuárias se tornaram os principais estabelecimentos com potencial para oferecimento desses produtos em áreas rurais”, disse.

A Agência informou que não é necessária a permissão para que as lojas de insumos agropecuários e cooperativas agrícolas comercializem preparações antissépticas ou sanitizantes oficinais, porque a dispensa de Autorização de Funcionamento (AFE) para essa finalidade já consta no item III do art. 5º da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 16/2014, da Anvisa. 

Fonte: CNA

Últimas notícias

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...

Campanha pretende estimula consumo do produto no país

Tema foi debatido durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite ...

Conab afirma que clima prejudica oferta de hortaliças e frutas no país

Quem procura preços baixos no atacado terá que aguardar mais um pouco até ...

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior ...