Avicultura do Mato Groso renova seguro pioneiro no Brasil

Foto: Julio Huber

A Associação Matogrossense de Avicultura (AMAV-MT) renovou seguro avícola do Estado – o primeiro implantado no setor avícola mundial – assinado em conjunto com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e as seguradoras Proposta e FairFax. A solenidade ocorreu ontem na sede da associação nacional, em São Paulo (SP).

Anúncio

Ao todo, 300 milhões de aves para corte (produção de carne) e 10,5 milhões de aves de postura (produção de ovos) foram asseguradas contra eventuais ocorrências de Influenza Aviária e Doença de Newcastle, com um montante de R$ 22 milhões para fundo indenizatório, além de R$ 2 milhões para fins de contenção de eventuais focos.

A apólice se transformou em um diferencial para a produção avícola, de acordo com Lindomar Rodrigues, presidente da AMAV-MT. Ele ressalta que o seguro dá tranquilidade para as cinco plantas avícolas e 16 granjas de ovos que operam no estado.

Anúncio

“Este seguro gerou mais tranquilidade para investirmos em defesa sanitária, e é visto com bons olhos pelos importadores de nossos produtos. É uma vantagem nas negociações para abertura de mercados, como também para a implantação de novas instalações avícolas em nosso estado”, avalia o presidente da AMAV-MT.

De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, há expectativa que o modelo de seguro em vigor no Mato Grosso seja implantado em outras regiões, para fortalecer ainda mais a estratégia setorial em crises sanitárias.

“Como nação livre de Influenza Aviária e de Doença de Newcastle, o Brasil tem empenhado esforços para fortalecer sua defesa agropecuária, bem como a sua capacidade de reação diante de crises, e o seguro avícola é um grande diferencial, reforçando o papel dos fundos indenizatórios privados e públicos que temos hoje nos estados. Por outro lado, a assinatura comprova a transparência e a seriedade do setor em trabalhar com dados claros e ações efetivas de prevenção, que possibilitaram a assinatura de um seguro”, avalia.

Além de Santin e Rodrigues, participaram da assinatura do documento o membro do conselho consultivo da ABPA e um dos idealizadores do seguro, Ariel Antônio Mendes, e o representante das seguradoras, Ricardo Sassi.

Fonte: ABPA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Metais tóxicos são encontrados em cacau, banana e mandioca no estuário do Rio Doce, aponta estudo

Foto: Angelo Bernardino/Ufes Um estudo científico identificou níveis elevados de elementos potencialmente tóxicos ...

Vitória fecha novembro com uma das cestas básicas mais baratas entre as capitais brasileiras

Foto: Freepik Vitória encerrou o mês de novembro de 2025 com um dos ...

Agro sustenta crescimento da economia em 2025, mas riscos fiscais, climáticos e externos preocupam 2026

O desempenho do agronegócio foi decisivo para a sustentação dos principais indicadores da ...

Ciclone extratropical no Sul e nova frente fria elevam risco de temporais no Sudeste

A formação e o avanço de um novo ciclone extratropical entre esta segunda-feira ...

China Park se torna o primeiro resort do Espírito Santo e coloca o estado no mapa nacional do turismo de resorts

O Espírito Santo entra, de forma oficial, no seleto grupo de destinos brasileiros ...