Bolsonaro veta projeto sobre medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar

Foto: Veja

O presidente Jair Bolsonaro vetou um projeto de lei sobre medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar até 31 de dezembro de 2022, como renegociação de dívidas de operações de crédito rural e flexibilização de garantias, informou a Presidência da República em comunicado.

Anúncio

Após a manifestação técnica dos ministérios competentes, Bolsonaro decidiu vetar integralmente a proposta legislativa que, dentre outras ações, autorizaria a União a transferir diretamente ao beneficiário do Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural, R$ 2.500 por unidade familiar.

Anúncio

A proposta previa ainda que o benefício Garantia-Safra fosse concedido automaticamente a todos os agricultores familiares aptos a receber o benefício até 31 de dezembro de 2022, desde que apresentado laudo técnico de vistoria municipal comprobatório da perda de safra.

“Sob esse aspecto, a medida incorreria em óbice jurídico por não apresentar a estimativa do impacto orçamentário e financeiro, assim como contrariaria o interesse público”, justificou o Planalto.

O governo ainda ressaltou que a análise da verificação de perdas na safra 2020/2021 possivelmente permaneceria sem a utilização de laudos técnicos para a sua comprovação, uma vez que a produção desses laudos municipais demandaria visita de vistoria que, em razão da pandemia de Covid-19, está inviável, tendo em vista que muitos órgãos e entidades da administração pública municipal adotaram o regime de teletrabalho e distanciamento social para os seus servidores públicos.

Fonte: Nayara Figueiredo/Investing

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conheça a maior colheitadeira produzida no Brasil

Maior máquina produzida no Brasil é destinada à colheita de grãos em grandes ...

Ceasa-ES recebe ação sobre rastreabilidade para fortalecer a segurança dos alimentos

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria ...

Vem aí a primeira frente fria do outono

Chuva acumulada de 20 a 24 de março de 2024 O outono começa ...

Paraná utiliza composto do Japão para gerar fertilizante organomineral

Foto: Sanepar A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu 60 toneladas de ...

Turismo no Espírito Santo impulsiona economia com crescimento de empregos

Foto: Yuri Barichivich / Divulgação Setur-ES As atividades turísticas no Espírito Santo apresentaram ...