Cafeicultor do Espírito Santo vence pela 3ª vez um concurso nacional de qualidade

Foto: Julio Huber

Julio Huber

Anúncio

O cafeicultor Luiz Cláudio de Souza, da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), de Muqui, no Sul capixaba, foi o grande vencedor do 6º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Taza Dorada 2020, na categoria “Conilon – Microlotes”.  Essa é a terceira vez que Luiz Cláudio vence o concurso.

Anúncio

Na categoria “Arábica “Microlotes”, houve empate na primeira colocação. Os melhores cafés foram de Manasses Sampaio Dias, da Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia (Aprod), de Divinolândia (SP) e da cafeicultora Taís Silva Fernandes Miranda, da Cooperativa Agropecuária dos Produtores Orgânicos de Nova Resende e Região (Coopervitae), de Nova Resende (MG).

O concurso ainda teve a categoria “Arábica Container Cheio”, que teve duas cooperativas com a mesma pontuação em primeiro lugar. Os cafés da Cooperativa dos Produtores do Alto da Serra (ApasCoffee), de São Gonçalo do Sapucaí (MG) e da Cooperativa de Pequenos Agricultores de Santana da Vargem (Coopasv), de Santana de Vargem (MG), tiveram a nota de 84,33. Os dois microlotes da variedade arábica que venceram o concurso tiveram a nota 87,083. Já o café de Luiz Cláudio de Souza teve a nota 86,91. 

O concurso é organizado pela Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo (CLAC) e Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR), com apoio da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul) e da International Trade Center (ITC).

O principal objetivo do concurso é contribuir para a promoção dos cafés de Comércio Justo Fairtrade nos níveis nacional e internacional, incentivando a abertura de mercados para o produto (Café Fairtrade), favorecendo a agregação de valor e distribuição de renda, por meio da produção e comercialização de cafés de qualidade, oriundos de processos sustentáveis de produção.

Os produtores do melhores cafés nas categorias microlotes e as cooperativas vencedoras da categoria Conteiner Cheio receberão troféus e certificados. De acordo com o secretário executivo da BRFAIR, Bruno Aguiar, os lotes premiados serão enviados a vários países para trabalhar a abertura de mercado para produtos Fairtrade.

“Há a possibilidade de conseguirmos melhores preços para esses cafés premiados. Vamos trabalhar com compradores de cafés Fairtrade com esse intuito”, destacou Aguiar. Além disso, os melhores cafés serão enviados para a Café Show Seoul, realizada de 5 a 8 de novembro, em Seoul, Coreia do Sul.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...

Mercado Municipal de Cariacica está com 80% das obras concluídas

As obras do Mercado Municipal de Cariacica já alcançaram cerca de 80% de ...

Inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal Cafés Especiais Torrados terminam nesta terça (23)

Terminam até amanhã (23), as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 ...

Projeto Caiman inaugura centro cultural que une biodiversidade e cultura

Fotos: Bernardo Bracony O Projeto Caiman, iniciativa de pesquisa e conservação das populações do ...