Cafés produzidos na Mantiqueira de Minas recebem Denominação de Origem

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) aceitou o pedido de alteração de registro da Indicação de Procedência Região da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais para Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, para o produto café verde em grão e café industrializado torrado em grão ou moído, conforme publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2579, de 9 de junho de 2020. O pedido foi solicitado pela Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira – APROCAM em 5 de maio de 2016.

A alteração de indicações geográficas está prevista na Instrução Normativa nº 95/2018, em seus artigos 15 a 22, possibilitando a mudança de nome geográfico e sua representação gráfica ou figurativa; a delimitação da área geográfica; o caderno de especificações técnicas; e a espécie de indicação geográfica. No entanto, devem ser mantidos os elementos característicos que justificaram a concessão do registro.

Anúncio

A vantagem da alteração do registro é que a indicação geográfica seja adequada à realidade dos produtores ou prestadores de serviço para ser utilizada por todos que estejam na região delimitada e cumpram as regras contidas no Caderno de Especificações Técnicas, antes denominado Regulamento de Uso.

Fonte: Centro do Comércio do Café de Minas Gerais

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Soja e boi gordo sobem na primeira semana de setembro enquanto milho recua

Foto: Freepik O mercado físico de grãos e proteína animal terminou a primeira ...

OCB/ES completa 54 anos com mais de 1 milhão de cooperados no Espírito Santo

Foto: Divulgação/OCB-ES A Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (Ocees) foi ...

Capacitação busca ampliar uso de pescado na alimentação escolar do Espírito Santo

Foto: Divulgação/IFES- Piuma Uma parceria entre o Sindicato da Pesca do Espírito Santo ...

Mostra de Conilon Fine Cup aproxima produtores e compradores em busca de cafés de qualidade

Foto: Freepik A 1ª Mostra de Negócios de Conilon Fine Cup em Volume ...

Festa do Morango com 30 mil fatias de torta e novas delícias em Pedra Azul

Foto: Julio Huber Texto: Julio Huber Neste fim de semana, o frio de ...