China volta a comprar carne do Brasil após embargo por conta do mal da vaca louca

A China, principal destino das exportações da carne bovina brasileira, retomou a compra do produto, após menos de um mês do embargo do produto brasileiro, devido a um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”), identificado no Pará.

O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, após reunião com a delegação brasileira, nesta quinta-feira (23), em Pequim, na China. O governo chinês decidiu levantar o embargo à carne bovina brasileira após a conversa com representantes do Brasil.

Anúncio

As importações do Brasil estavam suspensas desde fevereiro após a confirmação de um caso da doença, em um animal macho, de 9 anos, em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).

Anúncio

O ministro Carlos Fávaro se reuniu com o Ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua, para tratar do assunto. A liberação das exportações é para as carnes de animais abatidos a partir do dia 24 de março.

“Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, disse Fávaro, ao final do encontro. O presidente Lula visitará a China acompanhado de uma delegação de 240 representantes empresariais, sendo 90 do setor agrícola.

O Brasil também pretende renegociar os protocolos sanitários segundo os quais um único caso de vaca louca desencadeia uma proibição de exportação para todo o país. Os produtores de carne bovina no Brasil perdem até US$ 25 milhões por dia com o embargo. Cerca de 62% das exportações brasileiras de carne bovina tiveram como destino a China no ano passado.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...

Bahia Farm Show 2024 bate novo recorde de público

A 18ª edição da Bahia Farm Show atinge um novo recorde de público. ...

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...