Colheita de café evolui no Brasil evolui para 20%, mas mantém atraso

A colheita de café da safra brasileira 2021/22 vai andando tanto para o conilon quanto para o arábica, mas mantém um ritmo atrasado, ainda que não seja um grande atraso, em relação ao ano passado e à média para o período. A colheita estava em 20% até o dia 01 de junho, segundo levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Na semana anterior, a colheita estava em 17%.

Tomando por base a estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2021/22, de 56,5 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 11,41 milhões de sacas até o dia 01 de junho.

Anúncio

A colheita está um pouco atrasada em relação ao ano passado, quando 23% da safra estava colhida neste período. Os trabalhos também estão atrasados frente à média dos últimos 5 anos, que é de 23%.

Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, os trabalhos de colheita seguem atrasados, apesar da melhora no ritmo do conilon. “Arábica continua cadenciado, com produtor preferindo esperar um pouco mais para entrar na lavoura”, comenta Barabach.

Anúncio

A colheita de arábica está em 13% do potencial da safra, contra 17% em igual época do ano passado e 18% da média histórica para o período. “Embora alguns produtores tenham antecipado o início da colheita, a despeito do percentual alto de verde, a maioria prefere aguardar um percentual maior de frutos maduros”, avalia Barabach.

Ele diz que o volume de café beneficiado ainda é pequeno, o que continua dificultando uma melhor avaliação do perfil de qualidade da safra e dos efeitos da estiagem sobre a granação. Em linhas gerais, os primeiros lotes apresentam boa formação e boa qualidade da bebida, pondera.

Os trabalhos com conilon alcançam 31% do potencial da safra. E embora tenham avançado 5 pontos percentuais em relação à semana anterior, ainda assim, continuam abaixo de 37% de igual período do ano passado e aquém dos 38% de média dos últimos 5 anos.

Fonte: Agência Safras

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Artesanato de barro de Santana do São Francisco (SE) conquista Indicação Geográfica

Foto: Seagri/Sergipe O artesanato de barro de Santana do São Francisco, em Sergipe, ...

Cavalo Crioulo cresce no Brasil e registra alta de até 11,6% nos rebanhos em 2025

Foto: Maurício Vinhas A raça Cavalo Crioulo segue em ritmo consistente de expansão ...

Turismo de experiência cresce e movimenta pequenos negócios com apoio das redes sociais

Foto: Setur-ES Pedra dos Cinco Pontões, em Laranja da Terra, é destino buscado ...

Safra da maçã 2026 começa no Brasil com frutos maiores, mais doces e exportações em alta

A safra brasileira de maçã 2025/2026 será oficialmente aberta no próximo dia 7 ...

Dia C 2025 beneficia mais de 101 mil pessoas com ações sociais das cooperativas capixabas

Foto: Divulgação/Coopepi Cooperativa educacional Coopepi arrecadou alimentos para doar a pessoas em situação de ...