Começa a colheita da noz-pecã no sul do Brasil

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são os principais produtores brasileiros

Com o início da colheita de noz-pecã no sul do Brasil, em abril, a expectativa é de movimentação intensa nos pomares a partir das próximas semanas. As nogueiras são cultivadas em cerca de oito mil hectares nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o que coloca o Brasil como quarto maior produtor mundial do fruto. O solo e o clima temperado da região são ideais para o cultivo da planta.

Enquanto nos pomares os frutos estão em fase final de maturação, na indústria os preparativos de higiene e prevenção estão sendo finalizados, para o início da seleção e processamento dos frutos colhidos.

Anúncio

O Diretor da Associação Brasileira de Nozes, Castanhas e Frutas Seca (ABNC), Edson Ortiz destaca que o cenário é delicado em todo mundo, porém, é necessário que algumas atividades sigam funcionando, mas com todos os cuidados recomendados pela OMS.

Anúncio

“Vivemos momentos de incertezas onde nunca foi tão importante a parceria e a fidelidade nas relações. Precisamos usar estratégias para garantir uma operação contínua do negócio rural. Ao negociar com os nossos clientes oferecemos a certeza de que sempre poderá contar com conosco”, afirma o dirigente. 

SAFRA – O Brasil deve registrar uma safra da fruta menor em 2020. O motivo, seriam as horas de frio a menos do que as nogueiras precisam, somado a muita chuva no período de polinização nos meses de setembro e outubro, seguida da estiagem na hora do enchimento do grão. Tudo isso, deve se refletir nos números finais da safra, como explica Ortiz. 

“A safra de 2019, que chegou a 3.500 toneladas, colocou o Brasil no ranking mundial da produção da fruta, atrás apenas México, EUA e África do Sul. No entanto, a sazonalidade da cultura e outros fatores devem baixar a produtividade”, afirma.

De acordo com dados da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, a área cultivada no estado é de 6,5 mil hectares. Devido a essa alternância na produtividade, a safra de 2021 deve apresentar melhores resultados, com um manejo mais criterioso e planta e solo mais equilibrados. Atualmente o Rio Grande do Sul é o maior produtor e beneficiador de noz-pecã do Brasil.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

Tipos, dessalga e receitas: aprenda sobre o preparo do bacalhau na cozinha, além ...

Desfiadeiras falam sobre a época mais agitada do ano na Ilha das Caieiras

Fotos: Bárbara Bueno Sá Esta é, sem dúvidas, a época com uma das ...

Alunos do Ifes participam de aula técnica sobre CAR e PRA-ES no Idaf

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram, nesta ...

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...