Confira o prato vencedor da ação ‘Receita da Minha Terra’

Em agosto, foi divulgado no site e perfil no Instagram do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a ação ‘Receita da Minha Terra’, com o intuito de ressaltar receitas tradicionais da agricultura familiar de diferentes regiões do Estado.

Esta ação é realizada no contexto das diretrizes da política de segurança alimentar e nutricional e dentro da esfera de Educação Alimentar e Nutricional.

A publicação do vídeo com a receita vencedora é uma homenagem ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado este mês, mais especificamente dia 16. A data foi criada em 1945, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e este ano teve o tema “Água é vida, água é alimento. Não deixe ninguém para trás”

O nome “Receita da Minha Terra” faz referência aos ingredientes produzidos pelos agricultores, bem como à região do prato. A campanha contou com a mobilização de profissionais do Incaper de diversos escritórios no Estado.

No perfil do Incaper no Instagram, foi realizada uma votação para o público escolher a receita mais atrativa. Ao final da divulgação e das votações, um vídeo é produzido com a receita que obteve mais votos.

VENCEDORA – A agricultora familiar Rovênia Gomes e seu marido produzem banana e café na comunidade Monte Alegre, em Rio Novo do Sul. Além de agricultora, ela se formou em Gastronomia por gostar de cozinhar e de ensinar outras agricultoras a aproveitarem alimentos disponíveis na região. Promovida pela Prefeitura Rio Novo do Sul e Incaper, a 1ª Festa da Palmeira Juçara despertou o interesse em Rovênia para criar a receita vencedora: filé de tilápia ao molho de juçara com purê de mandioca.

“Capital estadual da juçara”, o município está apoiando e incentivando o plantio, cultivo, produção e industrialização dos frutos da Juçara que, além de incrementar a economia do município, contribui para a preservação da Mata Atlântica. Rovênia Gomes e seu marido são assistidos pela extensionista rural Hanny Slany, do Incaper de Rio Novo do Sul.

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Fendt lança combo com trator versátil e versões menores de plantadeira dobrável

Fotos: Divulgação Novidade reúne versatilidade, eficiência operacional e alta precisão A Fendt é ...

Agricultores de Ecoporanga se regularizam para venda direta de produtos orgânicos

Um grupo de agricultores familiares do município de Ecoporanga foi contemplado com a ...

Capacitação para operação de secagem e armazenamento de grãos preza pela segurança dos trabalhadores no Oeste baiano

No Oeste da Bahia, região essencialmente agrícola, a crescente necessidade de instalação de ...

Exportação de gengibre mais que dobra em janeiro de 2024

O valor exportado com o gengibre capixaba no primeiro mês deste ano foi ...

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

A mecanização veio trazer novos ventos de prosperidade para a silvicultura. Nos últimos ...