Cooperação alemã investe U$ 2 milhões em projeto de apoio ao Comércio Justo na América Latina e Caribe

Mais de 84 mil produtores(as) da região da América Latina e do Caribe receberam insumos de biossegurança para poderem se proteger e prevenir contágio pelo coronavírus (COVID-19), graças à “Iniciativa de Emergência COVID-19 de Comércio Justo”, promovida pelo Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos(as) Produtores(as) e Trabalhadores(as) de Comércio Justo (CLAC) e Fairtrade International.

Este projeto representou um investimento de cerca de U$ 2 milhões de dólares (1,73 milhões de euros) na América Latina e no Caribe e é financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) em coordenação com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Anúncio

“Os(as) pequenos(as) produtores(as) e suas famílias enfrentaram desafios significativos para lidar com a pandemia da COVID-19. Esta iniciativa de emergência permitiu-lhes obter suprimentos de biossegurança para continuar sua produção e prevenir os contágios pela COVID-19. Agradecemos a cooperação alemã por oferecer esta ajuda oportuna aos nossos produtores nas áreas rurais”, expressou Miguel Ángel Munguía, presidente do conselho de diretores da CLAC.

Anúncio

Por meio do projeto, kits e suprimentos de biossegurança foram entregues a 237 organizações de pequenos(as) produtores(as) em Honduras, Guatemala, Nicarágua, Equador, Colômbia e Peru. Cada kit para produtores contém 25 máscaras, um protetor facial e dois litros de álcool gel. Além disso, cada organização recebeu um kit com 2 termômetros digitais, 2 bandejas para desinfecção de calçados, 3 litros de álcool líquido, 100 máscaras, 25 protetores faciais e 3 litros de amônio quaternário.

Nos próximos meses, mais de 9 mil produtores(as) de 17 organizações do México receberão os implementos de biossegurança para a prevenção da COVID-19. Além disso, a iniciativa será estendida ao Brasil e à Bolívia, onde es estima beneficiar outras 51 organizações e cerca de 7 mil produtores(as).

As organizações membros da CLAC indicaram que, como resultado da pandemia, enfrentaram um aumento nos custos de produção e tiveram que destinar recursos para a compra de insumos para proteger produtores(as) e trabalhadores(as) para evitar o contágio. A “Iniciativa de Emergência COVID-19 de Comércio Justo” responde a esta necessidade de financiar suprimentos de biossegurança para implementar protocolos para a prevenção da COVID-19.

SÉRIE DOCUMENTAL – A iniciativa de emergência COVID-19 de Comércio Justo é um projeto global que está sendo executado na América Latina e Caribe, África e Ásia por meio de redes de produtores de Comércio Justo. Como parte do esforço, a Fairtrade International está coordenando a produção da série de documentários “Farmers: Enfrentando a crise global”, por meio da qual busca mostrar os desafios enfrentados pelos pequenos(as) produtores(as) para lidar com a pandemia COVID-19 e garantir sua subsistência por meio da produção agrícola.

Em três episódios conheceremos a história de Roberto Gallo, produtor de banana orgânica, membro da organização APBOSMAM, no Vale do Chira, Peru, que foi infectado com COVID-19 em 2020 e, por meio de seu programa de rádio, ajudou a prevenir que outros se contagiassem enquanto ele contava sua experiência. Roberto é um líder que se tornou fonte de informação e conforto para muitos.

Os primeiros episódios da série, que também conta as histórias de Ponisih, produtora de açúcar de coco na Indonésia, e Carolina, produtora de café no Quênia, podem ser vistos em: https://farmers-documentary.fairtrade.net/es/

FUNDOS DE ALÍVIO E RECUPERAÇÃO ECONÔMICA – Desde o início da pandemia, a CLAC e o sistema Fairtrade estabeleceram o Fundo de Alívio para apoiar as organizações certificadas pelo Comércio Justo para enfrentar as necessidades mais urgentes a fim de lidar com a crise global. Por isso, foram estabelecidas linhas de financiamento para compra de alimentos básicos, aumento dos custos de produção, gastos médicos, hospitalares e funerários, implementação de protocolos de biossegurança e para apoiar em gastos operacionais.

Posteriormente, foi implementado o Fundo de Recuperação Econômica para ajudar as organizações de produtores(as) a implementar iniciativas de soberania alimentar e diversificação produtiva, produzir insumos orgânicos e promover iniciativas de diversificação de mercado para enfrentar a crise econômica.

Até o momento, cerca de USD$1 milhão 755 mil dólares foram investidos na América Latina e no Caribe por meio de ambos os fundos, beneficiando mais de 400 organizações de pequenos(as) produtores(as) e trabalhadores(as) de Comércio Justo. Esses fundos teve a contribuição de parceiros de cooperação e comerciais, como a Secretária de Economia da Suíça (SECO), FLOCERT, Equal Exchange e as Organizações Nacionais de Fairtrade.

Fonte: Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos(as) Produtores(as) e Trabalhadores(as) de Comércio Justo (CLAC)

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...

Mercado Municipal de Cariacica está com 80% das obras concluídas

As obras do Mercado Municipal de Cariacica já alcançaram cerca de 80% de ...

Inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal Cafés Especiais Torrados terminam nesta terça (23)

Terminam até amanhã (23), as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 ...

Projeto Caiman inaugura centro cultural que une biodiversidade e cultura

Fotos: Bernardo Bracony O Projeto Caiman, iniciativa de pesquisa e conservação das populações do ...