Covid-19: cinco municípios capixabas terão mudanças no funcionamento de bares restaurantes

Foto: Reprodução

Julio Huber

Anúncio

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, divulgou, no final da tarde de hoje (20), por meio de um pronunciamento pela internet, que a partir da próxima segunda-feira (23), cinco municípios passarão para a lista de risco moderado para o contágio de coronavírus (Covid-19), no novo Mapa de Risco Covid-19, produzido pelo governo estadual.

Anúncio

Vitória, Cariacica, Viana, Ecoporanga e Barra de São Francisco passarão a ser classificados como risco moderado para a transmissão da doença. Nesses municípios, a mudanças serão para bares e restaurantes, que poderão funcionar de segunda-feira a sábado, até as 22 horas. Aos domingos, o funcionamento será apenas até as 16 horas. No comércio em geral não haverá mudanças.

Entretanto, o governador enfatizou que os estabelecimentos precisam seguir as regras estabelecidas. “Houve um relaxamento e todos nós ficamos acomodados, e isso contribuiu para que os casos aumentassem e o sistema de saúde passou a ser mais pressionado”, disse.

Segundo Casagrande, a ocupação dos leitos de UTI, que chegou a 45%, atualmente está próxima de 50%. “Se o percentual aumentar, mais municípios podem ir para risco moderado e alguns até passarão a risco alto”, alertou o governador.

Ele destacou que os casos diários confirmados estavam em 600, mas atualmente estão chegando a mil. As mortes diárias, que caíram para nove, nos últimos dias estão em torno de 12 e 13. O governador classificou o momento atual com a segunda fase da primeira onda da pandemia.

Para os demais municípios capixabas classificados em risco baixo, nada mudou, mas Casagrande alertou para que as pessoas continuem cumprindo as orientações, que é evitar aglomerações, manter o distanciamento, usar máscaras e higienizar as mãos com álcool.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

RISCO MODERADO: Barra de São Francisco, Cariacica, Ecoporanga, Viana e Vitória.

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão, Vila Valério e Vila Velha.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...

Projeto Marca Agro do Brasil pretende fortalecer a importância do setor nacional

Com o principal objetivo de tornar o agro uma paixão nacional, assim como ...

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...