Cristopher Filippon será o jurado da Brangus na Expointer

O selecionador Cristopher Filippon, sócio-proprietário da Estância Ponche Verde, de Guaraniaçu (PR), será o jurado da raça Brangus na próxima Expointer. A exposição agropecuária será realizada de 4 a 12 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e deverá contar com a participação de aproximadamente mil animais, de todas as raças. Na feira anterior eram 300, conforme números da Federação das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac).

O pecuarista (46) já trabalhou como jurado da raça Angus por quase todo o Brasil e lembra de participações nas pistas em Uruguaiana, Avaré, Araçatuba, São José do Rio Preto, Lajes e Londrina, no Brasil. E em Assunção, no Paraguai. Já na raça Brangus atuou somente em exposições de menor porte. Por isso, ele está encarando como um desafio avaliar os bovinos em Esteio.

Anúncio

“A raça Brangus vive um momento único de desenvolvimento, crescimento e resultados. E será um grande desafio e também aprendizado trabalhar como jurado na Expointer”, salienta o criador. 

Anúncio

Filippon formou-se em Medicina Veterinária na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1998. Logo depois, assumiu a gestão da propriedade da família, onde cria as raças Angus e Brangus. O plantel Angus é formado por cerca de 150 cabeças. A raça sintética está em maior número e o rebanho conta atualmente com, aproximadamente, 500 exemplares. A propriedade tem 600 hectares e faz Integração Lavoura-Pecuária (ILP), com o cultivo de soja e milho e mantém áreas de reflorestamento com eucalipto e pinus.

Os primeiros cruzamentos Angus com Nelore iniciaram em 1993, mas, a partir de 2015, que os produtores decidiram que a raça sintética fazia parte do processo evolutivo dentro da propriedade e a seleção de genética Brangus se tornou o carro-chefe da Ponche Verde.

“O gado Brangus apresenta excelente rusticidade e resistência sendo muito adaptado às condições mais duras aqui de nossa região, sendo mais funcional em relevo acidentado e ambientes com grande variação de temperaturas ao longo do ano, onde no inverno costuma gear e fazer temperaturas negativas e até 40ºC durante o verão”, acrescenta.

O estabelecimento utiliza técnicas como IATF, IA e TE. E há oito anos todas as safras de animais Brangus do criatório paranaense passam por medições de ultrassonografia de carcaça para complementar as avaliações do Programa Natura, responsável por atestar o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), chancelado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os animais Angus têm as características comprovadas pelas avaliações da Embrapa e do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC).

O foco da propriedade está na venda de reprodutores e anualmente são comercializados, em média, 80 touros das raças Angus e Brangus. Os principais compradores são do Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. “Mas, no ano passado, também vendemos reprodutores Brangus para um criador do município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul”, lembra Filippon, ressaltando que a Ponche Verde em 2020 teve dois animais contratados para coleta nas centrais Alta Genetics e ABS Pecplan. 

Fonte: Associação Brasileira de Brangus

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...

Projeto Marca Agro do Brasil pretende fortalecer a importância do setor nacional

Com o principal objetivo de tornar o agro uma paixão nacional, assim como ...

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...