Desmate de vegetação nativa na zona rural de Barra de São Francisco

Na tarde de sábado (31), policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constataram escavação de poço em área de preservação permanente e desmate de vegetação nativa em uma propriedade localizada na comunidade Córrego São Pedro, zona rural de Barra de São Francisco, no noroeste capixaba.

A equipe chegou ao local após receber denúncia anônima, por meio do disque denúncia 181. As informações repassadas à polícia ambiental davam conta de que um homem estaria realizando atividade de desmate de vegetação nativa para plantio de café em sua propriedade.

Na propriedade denunciada, os policiais constataram a existência de um poço escavado recentemente, com área degradada de 0,7307 hectares; além de cinco barramentos de cursos d’água, já consolidados, e um desmate de vegetação nativa enquadrada na modalidade impedir e dificultar regeneração natural, com área degradada de 5,8275 hectares.

Em contato com agentes do Idaf de Barra de São Francisco, os militares obtiveram a informação de que a atividade já havia sido embargada anteriormente, inclusive com aplicação de multa.

Os policiais confeccionaram um Termo de Compromisso Ambiental em desfavor do proprietário da área, que se comprometeu a comparecer em audiência no Juizado Especial Criminal da Comarca de Barra de São Francisco quando for intimado.

Para o comandante da 3ª Companhia do BPMA, capitão Fabrício Pereira Rocha, qualquer cidadão pode ajudar na preservação do meio ambiente e no combate aos crimes ambientais realizando denúncias. “O cidadão pode colaborar com informações pelo telefone 181 (Serviço Disque Denúncia), ou acessando o site www.disquedenuncia181.es.gov.br”, destacou.

Fonte: Polícia Militar do Espírito Santo

Últimas notícias

Uvas de mesa são tema de palestra técnica on-line na terça-feira (27)

Em prosseguimento à Capacitação em Fruticultura Tropical, coordenada pela Embrapa Cerrados (DF), será ...

Conab analisa efeitos da falta de chuvas nas lavouras de milho, algodão e trigo

A região Centro-Oeste, responsável pela maior produção de grãos do país, sentiu os ...

Operação Colheita apreende armas, drogas e prende 25 criminosos no Estado

Cerca de dois meses após o início das ações, a Operação Colheita, lançada ...

Inmet disponibiliza plataforma de monitoramento de estimativa de geadas no Brasil

O mapa indica a possibilidade da ocorrência de geada, baseada na temperatura mínima ...

Frutas, castanhas e verduras nativas do Brasil estão em nova lista de espécies da sociobiodiversidade com valor alimentício

São considerados produtos da sociobiodiversidade os bens e serviços gerados a partir de ...