Desmate de vegetação nativa na zona rural de Barra de São Francisco

Na tarde de sábado (31), policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constataram escavação de poço em área de preservação permanente e desmate de vegetação nativa em uma propriedade localizada na comunidade Córrego São Pedro, zona rural de Barra de São Francisco, no noroeste capixaba.

A equipe chegou ao local após receber denúncia anônima, por meio do disque denúncia 181. As informações repassadas à polícia ambiental davam conta de que um homem estaria realizando atividade de desmate de vegetação nativa para plantio de café em sua propriedade.

Na propriedade denunciada, os policiais constataram a existência de um poço escavado recentemente, com área degradada de 0,7307 hectares; além de cinco barramentos de cursos d’água, já consolidados, e um desmate de vegetação nativa enquadrada na modalidade impedir e dificultar regeneração natural, com área degradada de 5,8275 hectares.

Em contato com agentes do Idaf de Barra de São Francisco, os militares obtiveram a informação de que a atividade já havia sido embargada anteriormente, inclusive com aplicação de multa.

Os policiais confeccionaram um Termo de Compromisso Ambiental em desfavor do proprietário da área, que se comprometeu a comparecer em audiência no Juizado Especial Criminal da Comarca de Barra de São Francisco quando for intimado.

Para o comandante da 3ª Companhia do BPMA, capitão Fabrício Pereira Rocha, qualquer cidadão pode ajudar na preservação do meio ambiente e no combate aos crimes ambientais realizando denúncias. “O cidadão pode colaborar com informações pelo telefone 181 (Serviço Disque Denúncia), ou acessando o site www.disquedenuncia181.es.gov.br”, destacou.

Fonte: Polícia Militar do Espírito Santo

Últimas notícias

Agricultores capixabas são autorizados a usar água rio Itabapoana para irrigação

A Agerh analisou 250 processos e emitiu 70 Outorgas de Uso da Água ...

Contribuição Sindical Rural pode ser paga até esta sexta (04)

A Contribuição Sindical Rural (CSR) fortalece a defesa dos interesses do campo e ...

Abertas as inscrições para o Encontro das Lideranças do Cooperativismo Capixaba

Evento será realizado totalmente no formato digital no dia 17 de dezembro (quinta-feira), ...

Contratações de crédito rural entre julho e novembro têm alta de 19%

As contratações das operações de crédito rural da safra 2020/2021 somaram R$ 108,7 ...

Premiação distribui R$ 130 mil para os produtores dos melhores cafés do Espírito Santo

Fotos: Sidney Dalvi e Hélio Filho/Secom Os melhores cafés especiais capixabas foram eleitos ...