Desmate de vegetação nativa na zona rural de Barra de São Francisco

Na tarde de sábado (31), policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constataram escavação de poço em área de preservação permanente e desmate de vegetação nativa em uma propriedade localizada na comunidade Córrego São Pedro, zona rural de Barra de São Francisco, no noroeste capixaba.

A equipe chegou ao local após receber denúncia anônima, por meio do disque denúncia 181. As informações repassadas à polícia ambiental davam conta de que um homem estaria realizando atividade de desmate de vegetação nativa para plantio de café em sua propriedade.

Na propriedade denunciada, os policiais constataram a existência de um poço escavado recentemente, com área degradada de 0,7307 hectares; além de cinco barramentos de cursos d’água, já consolidados, e um desmate de vegetação nativa enquadrada na modalidade impedir e dificultar regeneração natural, com área degradada de 5,8275 hectares.

Em contato com agentes do Idaf de Barra de São Francisco, os militares obtiveram a informação de que a atividade já havia sido embargada anteriormente, inclusive com aplicação de multa.

Os policiais confeccionaram um Termo de Compromisso Ambiental em desfavor do proprietário da área, que se comprometeu a comparecer em audiência no Juizado Especial Criminal da Comarca de Barra de São Francisco quando for intimado.

Para o comandante da 3ª Companhia do BPMA, capitão Fabrício Pereira Rocha, qualquer cidadão pode ajudar na preservação do meio ambiente e no combate aos crimes ambientais realizando denúncias. “O cidadão pode colaborar com informações pelo telefone 181 (Serviço Disque Denúncia), ou acessando o site www.disquedenuncia181.es.gov.br”, destacou.

Fonte: Polícia Militar do Espírito Santo

Últimas notícias

Senar lança cursos gratuitos de drones e inseminação artificial. Inscreva-se!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou três cursos de curta duração, ...

Especialistas do Brasil e exterior debatem mercado halal

O fórum de negócios Global Halal Brazil ocorre na próxima semana e terá ...

Estados Unidos mudam regras para ingresso de cães procedentes do Brasil

Os animais que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, ...

Entidades afirmam que caso das búfalas de Brotas foge à regra dos produtores

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) publicou ...

Cadeia produtiva do leite é destaque em novo Boletim da Agricultura Familiar da Conab

Já está disponível, no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a publicação ...