ES aposta em genética bovina para elevar produção de leite e competitividade

Foto: Freepik

O melhoramento genético do rebanho leiteiro tem ganhado espaço como uma das principais estratégias para aumentar a produtividade e a eficiência das propriedades rurais. No Espírito Santo, um novo programa voltado ao uso de embriões bovinos produzidos in vitro busca ampliar o acesso dos produtores à genética de alto desempenho e fortalecer a cadeia produtiva do leite no Estado.

Anúncio

A iniciativa é conduzida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com foco especialmente nos produtores de leite capixabas. O objetivo é estimular a formação de rebanhos mais produtivos e eficientes, contribuindo para o aumento da rentabilidade nas propriedades e para a sustentabilidade da atividade no campo.

Para apresentar os detalhes da proposta aos produtores, a Seag está realizando uma série de encontros técnicos em diferentes municípios do Espírito Santo. Durante essas reuniões, são explicados os critérios do edital do Programa de Embriões Bovinos produzidos in vitro – Edital PIVE 2025, além dos requisitos de participação e do processo de inscrição.

Anúncio

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o programa representa um avanço importante para a pecuária leiteira capixaba ao democratizar o acesso a tecnologias que antes estavam restritas a uma parcela menor de produtores. A expectativa é que a iniciativa contribua para a formação de rebanhos mais produtivos e competitivos, além de ampliar a geração de renda no meio rural.

A médica-veterinária e gerente de Pecuária da Seag, Michele Bastos, ressalta que o investimento em genética é uma das ferramentas mais eficientes para impulsionar a atividade leiteira. Segundo ela, a utilização de embriões produzidos in vitro, especialmente sexados para fêmeas, permite acelerar o ganho genético dos rebanhos, aumentar a produção de leite por animal e melhorar a eficiência produtiva das propriedades.

O Programa de Embriões Bovinos integra o conjunto de ações do Governo do Estado voltadas ao desenvolvimento sustentável da cadeia do leite, com foco em inovação, produtividade e fortalecimento da pecuária capixaba.

Agenda das apresentações do programa
24/02 – Presidente Kennedy (realizada)
05/03 – Viana
26/03 – Ecoporanga

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Último dia: inscrições para o Prêmio Queijos do Espírito Santo terminam nesta quinta (5)

Foto: Freepik Produtores de queijo do Espírito Santo têm até esta quinta-feira (5) ...

Safra recorde de noz-pecã no Brasil deve movimentar exportações

Foto: Divinut / Divulgação A produção brasileira de noz-pecã caminha para um dos ...

Distrito Turístico de Pindobas ganha nova identidade visual e estratégia de sinalização turística

O Distrito Turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, iniciou uma nova ...

Incaper apresenta pesquisas do café conilon a representantes da União Europeia

A ciência produzida no Espírito Santo ganhou vitrine internacional durante uma missão promovida ...

Produtores rurais de Conceição do Castelo recebem 3 mil mudas de cacau para incentivar diversificação

Foto: Gleyson Tete Produtores rurais de Conceição do Castelo deram um passo importante ...