Especialista em irrigação orienta produtores rurais a antecipar planejamento de investimentos

Especialista em irrigação faz um alerta para agricultores que desejam ter resultados conforme o planejado no ano que vem

Estamos vivendo momentos de extrema turbulência comercial a nível mundial e é desejo de todos os setores que os resultados de 2021 sejam expressivos a ponto de amenizar os efeitos das crises de 2020.  

A pandemia, especificamente, causou profundas alterações nos arranjos econômicos por todo o mundo e um dos resultados disso está sendo notado na falta de oferta de diversos produtos, em distintas áreas econômicas.

De acordo com o engenheiro agrônomo e diretor da Hydra Irrigações, Elídio Torezani, quem planeja implantar novas áreas de plantio ou fazer qualquer tipo de inovação em sua propriedade, precisa antecipar ao máximo esses investimentos para não ter problemas com atrasos de produtos e materiais indispensáveis.

O engenheiro conta que no segmento de irrigação, sua área de atuação, o cenário não está diferente. Alguns produtos estão com prazos de entrega superiores a 90 dias.

“É de responsabilidade dos produtores rurais atender grande parte da necessidade dos alimentos dispostos no mercado. No entanto, as indústrias estão sofrendo com escassez de matéria prima, o que pode causar atrasos tanto na produção quanto na entrega de diversas mercadorias. Por isso, quem tem algum projeto de plantio, de modernização ou implantação de irrigação para o próximo ano, já deve começar a se planejar para atender todas as suas demandas e não sofrer atrasos com a falta de materiais necessários para o cultivo”, destaca o especialista em irrigação.

PRODUTIVIDADE – Quem almeja garantir uma boa colheita em 2021 certamente cumprirá uma série de etapas, desde a escolha de material genético correto, preparo para novos plantios, tratos culturais, nutrição, além de implantação ou melhoria do sistema de irrigação.

O engenheiro agrônomo ressalta que é importante em cada etapa apostar em produtos de qualidade, que sejam eficientes em seu propósito e com bom custo benefício, fatores que relevam ainda mais a necessidade de antecipação das encomendas, pois muitos destes produtos passam por importações e/ou têm grande demanda no mercado.

IRRIGAÇÃO EFICIENTE – Especificamente em relação à irrigação, há detalhes que também podem contribuir para a melhoria da produtividade e consequentemente do resultado futuro, compensando outras perdas.

“Um manejo mais assertivo, entendendo como e quando irrigar, é fator fundamental para a melhoria da eficiência do sistema e seus resultados”, explica Elídio Torezani.

Outro fator essencial para quem vai investir, de acordo com o especialista, é a escolha do método de irrigação, que varia de acordo com aspectos que vão desde o tipo de solo e qualidade da água até a própria disponibilidade financeira do produtor.

“Para isso, é preciso estar muito bem orientado por profissionais capacitados para que os equipamentos projetados sejam capazes de executar uma irrigação o mais eficaz possível, de acordo com a realidade do produtor. Isso gera grande diferença na hora da colheita”, finaliza.

Fonte: Vera Caser Comunicação

Últimas notícias

Guaraná da Terra Indígena Andirá-Marau é a primeira Indicação Geográfica para povo indígena

A Terra Indígena Andirá-Marau, localizada nas divisas dos estados do Amazonas e do ...

Conab traz impacto de alta temperatura nas frutas e hortaliças comercializadas no atacado

As altas temperaturas registradas em setembro trouxeram impactos na comercialização das principais frutas ...

Ministras da Agricultura do Brasil e de Portugal debatem o papel da mulher no agronegócio

Na próxima segunda-feira, dia 26 de outubro, começa a 5ª edição do Congresso ...

Seca é registrada em 52% do Espírito Santo em setembro

A última atualização do Monitor de Secas aponta que, no Espírito Santo, as ...

Acordo de cooperação promoverá a agricultura familiar em destinos de turismo rural

Visitar um destino de turismo rural e lá saborear delícias produzidas por agricultores ...