Espírito Santo alcança quase 95% das metas de gestão da água firmadas com o Governo Federal

A avaliação refere-se ao 3º período de certificação do 2º ciclo do Progestão

O Governo do Espírito Santo atingiu o desempenho de 94,5% na execução das metas pactuadas, em 2020, com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), por meio do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), o que garantiu para o Estado um repasse de R$ 917.200,00 (novecentos e dezessete mil e duzentos reais).

Em 2020, o Espírito Santo cumpriu, por meio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a totalidade das metas estaduais e quase integralmente as metas de cooperação federativa pactuadas com a ANA, entre elas, as ações de difusão do conhecimento, por meio de capacitações em recursos hídricos, a atuação para segurança de barragens e os trabalhos de prevenção a eventos hidrológicos extremos, de acordo com os técnicos do Progestão.

Anúncio

A avaliação refere-se ao 3º período de certificação do 2º ciclo do programa federal, cujo objetivo é fortalecer o modelo brasileiro de governança das águas e promover o uso múltiplo e sustentável dos recursos hídricos, por meio da concessão de aportes financeiros proporcionais ao alcance de metas de gerenciamento de recursos hídricos.

Anúncio

A terceira parcela do Progestão, no valor de R$ 917.200,00, foi repassada ao Estado no último mês de agosto. O recurso é administrado pela Agerh, órgão responsável por executar a Política Estadual de Recursos Hídricos no Espírito Santo.

O Estado faz parte do Progestão desde 2014. Desde então, os recursos transferidos já foram aplicados em projetos para o fortalecimento da gestão da água, como estudos de recursos hídricos, modernização tecnológica, monitoramento da qualidade da água, contratação de servidores em designação temporária, ações de capacitação e treinamento, entre outros.

Para a diretora Administrativa e Financeira da Agerh, Solange Malta, o programa é um grande modelo de gestão que contribui diretamente para a execução de projetos importantes para a autarquia e para todo o Estado. “O desempenho do Espírito Santo no Progestão reflete o esforço de equipes dedicadas e comprometidas. No próximo ano, o recurso será utilizado para aquisição de materiais, contratação de serviços, diárias para vistorias e fiscalização, realização de campanhas e outras ações para cumprir nossa meta interna, que é chegar aos 100% nos próximos dois anos do Programa”, planeja a diretora da Agerh.

PROGESTÃO – O Progestão é um programa de incentivo financeiro, com o princípio de pagamento por alcance de metas definidas entre a ANA e as entidades estaduais, com base em normativos legais.

Para gerenciar as ações relacionadas ao Progestão e outros programas estratégicos desempenhados pela Agerh no Espírito Santo, a autarquia criou, por meio da Instrução de Serviço nº 019/2021, o Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (Nugest). Há quase sete anos acompanhando o Programa e agora coordenando o Nugest, a servidora Elene Zavoudakis destaca a importância do Progestão para o Governo do Estado.

“Sabemos o quão desafiadoras são as questões relacionadas ao meio ambiente, e em especial a questão hídrica, agora intensificada pelos impactos adversos das mudanças climáticas. O Progestão tem sido um mecanismo contínuo e efetivo de cooperação que se debruça sobre as diversas possibilidades de ações, iniciativas e experiências exitosas para partilhá-las entre os Estados e obter avanços no âmbito da governança das águas e nas políticas nacional e estaduais dos recursos hídricos”, afirma a coordenadora.

Fonte: Agerh

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nova frente fria intensifica chuva nos próximos dias no Sudeste

Foto: Julio Huber Após um extenso período de calor intenso e clima seco, ...

Vídeo mostra estudantes empurrando ônibus escolar atolado no interior do Espírito Santo

Estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) tiveram que empurrar um ônibus ...

Seminário da Fruticultura na Bahia terá dois dias de programação

Já começou a contagem regressiva para a primeira edição do Seminário da Fruticultura ...

Família Zandonade transforma café de qualidade em experiência para o consumidor

Diretamente das Montanhas Capixabas, para a mesa de famílias de todo o Brasil, ...

Gramado: Festuris lança novidades

Foto: Rafael Cavalli/Festuris Marta Rossi e Eduardo Zorzanello reuniram jornalistas e criadores de ...