Etapa de vacinação contra febre aftosa é prorrogada no Espírito Santo

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a ampliação do prazo para vacinação do rebanho contra febre aftosa, que terminaria na próxima segunda-feira (30). Os pecuaristas têm agora até o dia 15 de dezembro para realizar a imunização de bois e búfalos de todas as idades.

O pedido de prorrogação teve como base a solicitação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes). De acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cezana Cipriano, o adiamento do fim desta etapa foi necessário em função do aumento de casos do novo Coronavírus (Covid-19) no Estado e o baixo volume na compra de vacina.

“Com base no pedido da Federação, entendemos que era prudente ampliarmos o prazo, de modo a evitar aglomerações para comprovação da vacinação. Além disso, identificamos um índice de compra de vacina aquém do esperado, o que poderia gerar desabastecimento dos estoques, prejudicando a imunização dos animais”, alertou Cipriano.

COMPROVAÇÃO – O prazo para comprovação da vacinação, procedimento que também é obrigatório, foi ampliado até o dia 15 de dezembro, pelo site do Idaf, ou até o dia 23 de dezembro, por e-mail ou nos escritórios. As vacinas podem ser adquiridas apenas durante o período da campanha, em lojas agropecuárias cadastradas junto ao Idaf.

Fonte: Idaf

Últimas notícias

Agro brasileiro é a solução para mitigar as emissões de carbono e para as mudanças climáticas do país

Foto: Cauê Diniz O Brasil tem tudo: agroambiente, água, floresta e pessoas. Por ...

Cresce o número de fazendas de soja certificada no Brasil

De norte a sul, de leste a oeste, é assim que a Round ...

Na contramão da seca, Cooperativa recupera 52 nascentes

O Projeto Olho D’Água, desenvolvido pela Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus), em parceria ...

Semana começa com chuva passageira no litoral e sol entre nuvens no interior capixaba

A semana do capixaba começa com chuva passageira no começo no trecho litorâneo ...

Pesquisadores sistematizam lista de produtos registrados para a cultura do amendoim

Todos os produtos autorizados para a cultura do amendoim reunidos num só lugar ...