Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que compõem a mesa brasileira. Graças a essa atividade, é evidenciado o papel predominante dessa prática do setor agrícola no Espírito Santo, além de favorecer a prática, que já se faz presente em 75% das propriedades rurais capixabas.

Segundo o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado possui mais de 210 mil produtores agrícolas, que ocupam cerca de 30% do território agrícola e que atuam, majoritariamente, em famílias. E para valorizar esse potencial, no próximo mês será realizada a Feira da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária do ES (FEAFES), na Praça do Papa, em Vitória.

Para Julio Mendel, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (FETAES), a agricultura familiar tem recebido destaque maior no Espírito Santo por parte dos capixabas e de turistas que conhecem a atividade.

“A força das famílias produtoras é admirável e é o que move esse setor essencial para a nossa economia. A atividade é importante para cada espírito-santense garantir em suas mesas produtos saborosos e de qualidade, 100% naturais e com DNA capixaba, que saíram direto do campo e foram produzidos com muita dedicação, trabalho árduo e eficiência”, afirma Julio Mendel.

FEIRA – A força da produção familiar é o foco da edição 2022 da Feira da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária do ES (FEAFES), que será realizada entre os dias 2 e 5 de junho, na Praça do Papa, em Vitória, com entrada gratuita. O evento terá espaços para exposição de flores e plantas, degustação de delícias e comidas típicas do Espírito Santo, além de um espaço dedicado à economia solidária e ao microempreendedor individual.

Entre as novidades da Feira deste ano estão as apresentações culturais diversas, presença de food trucks em uma praça de alimentação vasta e o tombo da papa, prato típico do interior do estado. “Esse vai ser o evento para os visitantes conhecerem e ajudarem a valorizar, ainda mais, a força das famílias produtoras do nosso Espírito Santo”, finaliza Mendel, que também é organizador do evento.

Serviço

A Feira da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária do ES

  • Onde – Praça do Papa, Vitória
  • Funcionamento – Quinta e sexta (2 e 3 de junho): 16h às 22h; sábado (4): 10h às 22h e domingo (5): 10h às 18h

Fonte: Tipz Comunicação

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...