Evento reforça incentivo à produção sustentável na pecuária

Segundo estimativas da Rede Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para a safra 2020/2021, a área ocupada com os sistemas de Integração ILPF no Brasil corresponde a 17,4 milhões de hectares. Além de diversificar os sistemas de produção e aumentar a representatividade do componente florestal nesses sistemas, a Rede tem o propósito de ampliar essa área para 35 milhões de hectares até 2030.

Para ajudar a atingir essa meta, acontecerá dia 09 de agosto, em Presidente Prudente (SP), no interior paulista, o 4° Encontro sobre ILPF. O evento, que está sendo organizado pela Soesp – Sementes Oeste Paulista, integra o projeto Caravana ILPF, que terá início dia 08 de agosto, em Maringá (PR), e terminará no dia 12 de agosto, em Campo Grande (MS), passando pelos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde serão realizadas diversas atividades distintas.

“No dia 9, as pessoas que estiverem acompanhando a Caravana e também os produtores locais, pecuaristas, agricultores, consultores, agrônomos, veterinários, zootecnistas, poderão participar do encontro, no Aruá Hotel”, diz Andrea Franco, Coordenadora de Marketing da Soesp.

Para a edição deste ano em Presidente Prudente, haverá duas palestras, a primeira delas será do pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Dr. José Pezzopane, que abordará o tema “Potencialidades da ILPF para o Oeste Paulista” e a segunda será sobre um caso de sucesso de uma fazenda da região com o zootecnista Juliano Roberto da Silva. Com a retomada dos eventos presenciais, a expectativa é que o encontro reúna cerca de 200 pessoas. As inscrições devem ser feitas através do link: bit.ly/4encontroilpf.

A CARAVANA – A Caravana ILPF é uma realização da Rede ILPF e suas Associadas, com o objetivo de difundir e ampliar a área ILPF no Brasil, além de realizar diagnósticos regionais sobre os sistemas de Integração nas diversas regiões produtoras do país. A expedição técnica e científica, composta por pesquisadores da Embrapa e técnicos de diversas empresas ligadas ao agronegócio, irá percorrer mais de 10 estados brasileiros, até 2023. A passagem da Caravana prevê: dias de campo, palestras, visitas institucionais e técnicas a produtores rurais, cooperativas, universidades, centros de pesquisa e diversos segmentos do agronegócio, públicos e privados.

Representantes da Rede ILPF, além das empresas associadas – Bradesco, Cocamar, John Deere, Soesp, Syngenta, Embrapa – e empresas apoiadoras regionais e locais acompanham as atividades da Caravana, nas regiões onde o projeto é desenvolvido.

A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, além de uma série de outros benefícios socioambientais e econômicos. Esta é por sua vez a ferramenta mais eficiente que irá contribuir para o alcance das metas apresentadas pelo Brasil em sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) ao Acordo de Paris durante a COP-21 e reforçadas pelo Programa ABC+ do MAPA e os compromissos assumidos na COP-26.

Fonte: Rural Press

Últimas notícias

Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba chega à etapa de visita das propriedades

As visitas às 12 propriedades classificadas na 6ª edição do Concurso de Qualidade ...

Festival Aracruz Sabores começa nesta quinta-feira (11)

Foto: Arquivo Secom / Aracruz O evento vai reunir sabores, cerveja artesanal, vinhos, ...

Método simples e barato monitora qualidade da água em viveiros de tilápias

Photo: Gabriel Pupo Nogueira Cientistas utilizam bentônicos, organismos invertebrados indicadores de qualidade da ...

Produção de cacau volta a crescer no Brasil, após controle de vassoura-de-bruxa e outras doenças

Foto: Shutterstock Composition with cocoa pod and products on wooden background, top view ...

Setor de distribuição de insumos está apreensivo com os desafios deste ano

Foto: iStock “O setor de distribuição de insumos agrícolas, que comemorou um 2021 ...