Exportação de carne para Tailândia abre mais espaço para produtos Halal

Com o anúncio do Ministério da Agricultura (Mapa), na última semana, da abertura de mercado da carne bovina para a Tailândia, abre-se espaço também para produtos Halal, voltado aos consumidores islâmicos. Até o momento, cinco frigoríficos foram habilitados para comercializar o produto. 

O CEO da SIIl Halal, Chaiboun Darwiche, empresa especializada em Certificação Halal, vê com bons olhos mais este anúncio feito pelo Ministério da Agricultura. “Cerca de 11% da população tailandesa é islâmica. Além disso, o país é o segundo destino mais procurado por viajantes muçulmanos para o turismo Halal. Os dados da última pesquisa da CrescentRating e Mastercard apontaram que 3,6 milhões de muçulmanos visitaram o país. Isso porque a Tailândia conta com uma infraestrutura completa para suporte e se preocupa em oferecer para sua população e visitantes islâmicos produtos que contenham a Certificação Halal. Com este anúncio, o agronegócio brasileiro só tem a ganhar”, salienta.

Anúncio

Chaiboun lembrou que desde janeiro de 2019, o Brasil abriu, por meio dos trabalhos da Mapa, mais de 60 mercados para os produtos agropecuários brasileiros. Com esta recente liberação, de um processo iniciado em 2015, serão comercializados carne bovina com osso, carne desossada e miúdos comestíveis de bovino.

Anúncio

Lembrando que a Tailândia já havia aprovado a importação de produtos lácteos. A previsão de receita por meio dos embarques desses produtos é de US$ 100 milhões nos próximos anos. Representantes do Ministério da Agricultura informaram, ainda, que em 2019 a Tailândia importou de todo o mundo cerca de US$ 90 milhões em carne bovina, sendo a Austrália a principal exportadora participando com a metade desse valor.

Fundada em 1º de abril de 2008, a SIIL Halal é uma empresa especializada em Serviço de Inspeção Islâmica que atua como Certificadora Halal. O trabalho inicia desde o projeto da linha de produção até a embalagem de produtos permitidos para consumo islâmico, assim como na fiscalização dentro das normas e regras ditadas pela Jurisprudência Islâmica.

O alimento permitido no Islã, de acordo com as regras de Deus escritas no Alcorão, é denominado Halal, que em árabe significa lícito, autorizado. Para que uma comida seja considerada Halal é necessário que siga determinadas regras de fabricação. No caso de carnes, as normas dizem respeito à forma de abate, lembrando que suínos e bebidas alcoólicas estão terminantemente proibidas.

Fonte: SIIL Halal

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

Tipos, dessalga e receitas: aprenda sobre o preparo do bacalhau na cozinha, além ...

Desfiadeiras falam sobre a época mais agitada do ano na Ilha das Caieiras

Fotos: Bárbara Bueno Sá Esta é, sem dúvidas, a época com uma das ...

Alunos do Ifes participam de aula técnica sobre CAR e PRA-ES no Idaf

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram, nesta ...

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...