Exposição destaca aves ameaçadas e a importância da conservação ambiental

Fotos: PCSA/Instituto Marcos Daniel

Coloridas, majestosas e fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas, as aves da Mata de Caetés ganham destaque na 2ª Temporada da Exposição Fotográfica Aves de Caetés. A mostra, que estreia no dia 12 de março na Estação Ferroviária de Vargem Alta, na Região Serrana do Espírito Santo, é um convite ao público a se encantar com a biodiversidade da Mata Atlântica e a refletir sobre a necessidade urgente de preservação.

Anúncio

Promovida pelo Programa de Conservação da Saíra-apunhalada (PCSA), do Instituto Marcos Daniel (IMD), a exposição conta com 40 imagens de aves silvestres e pássaros encontrados em quintais, captadas por diversos fotógrafos apaixonados pela natureza.

Entre as espécies retratadas estão a saíra-sete-cores, o pica-pau-rei, a maracanã e o emblemático gavião-pega-macaco. O grande destaque da exposição é a saíra-apunhalada, uma das aves mais ameaçadas do mundo e símbolo da luta pela preservação ambiental.

Anúncio

A mostra também tem um caráter interativo. Cada fotografia conta com um QR Code que permite aos visitantes acessar informações detalhadas sobre as espécies e ouvir seus cantos.

A Mata de Caetés, que abrange os municípios de Vargem Alta, Castelo, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Alfredo Chaves, é reconhecida pela BirdLife International como uma Área Importante para a Conservação de Aves (IBA ES-07). A exposição também celebra um avanço na proteção dessa biodiversidade: a consolidação da Reserva Kaetés, uma das mais recentes Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da região das Montanhas Capixabas, que protege 669 hectares de Mata Atlântica, garantindo a sobrevivência da saíra-apunhalada e de centenas de outras espécies, incluindo 22 ameaçadas de extinção.

Com patrocínio do Sicoob Sul Serrano, a exposição tem caráter itinerante e percorrerá os municípios atendidos pelo PCSA ao longo de 2025, levando a mensagem da conservação para diferentes públicos e promovendo a educação ambiental nas escolas.

Serviço:

  • O quê? 2ª Temporada da Exposição Fotográfica “Aves de Caetés”
  • Quando? A partir de 12 de março de 2025
  • Onde? Estação Ferroviária de Vargem Alta, ES
  • Entrada: Gratuita
  • Realização: Instituto Marcos Daniel (IMD) e Programa de Conservação da Saíra-apunhalada (PCSA)
  • Patrocínio: Sicoob Sul Serrano

Fonte: Instituto Marcos Daniel

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Cidade do norte capixaba transforma mero em símbolo e patrimônio ambiental

Foto: Athila Bertoncini Os manguezais de Conceição da Barra, no litoral norte do ...

Farinheira comunitária fortalece tradição quilombola no Norte do Espírito Santo

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação A produção de farinha de mandioca, prática transmitida de ...

Vídeo mostra placa de rocha se desprendendo de encosta e atingindo casas e plantações de café

Foto: Divulgação O desprendimento de uma placa de rocha de uma encosta causou ...

Aviação agrícola e uso de agrotóxicos tem fiscalização reforçada

Fotos: Mapa O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tem reforçado a fiscalização ...

Capixabas visitam região produtora de maçã em Santa Catarina

Foto: Divulgação/Caf Serrana Vinte e seis capixabas visitaram uma região produtora de maçã ...