Família de Atílio Vivácqua se destaca na diversificação de culturas

Foto: Incaper

Tamiris Freitas Colli (esq.), filha de Marcia e Valentim, possui formação em técnico-agrícola, pela Escola Família Agrícola de Cachoeiro Itapemirim (Efaci)

Uma propriedade rural em Atílio Vivácqua, localizada no sul do Estado, vem se destacando pela capacidade de produção e diversificação de culturas. A família Colli, formada por agricultores de base familiar, transformou e elevou a capacidade de produção, com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Formada pelo casal Valentim Antonio Colli e Marcia Rita Minas Freitas Colli, e a filha Tamiris Freitas Colli, a família vive na região de Moitão do Sul, no interior do Monumento Natural Serra das Torres.

Eles produzem regularmente palmito pupunha e inhame. Na recente diversificação, a família apresenta maior variedade de culturas, como tomate, repolho, alho-poró, couve, couve-flor, almeirão, alface, chicória, cebolinha, feijão, cebola, entre outros.

O extensionista e coordenador do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper em Atílio Vivácqua, Jovany Soares, é quem presta Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) à família.

“Temos de novidade na propriedade o resultado de mudas de uva que foram plantadas há um ano para experimento e já estão dando os primeiros frutos. A expectativa agora é experimentar esses frutos. Aguardamos com muita ansiedade este momento”, destaca Jovany Soares.

Toda a produção da família Colli é escoada pela comercialização na feira rural do município e nos programas governamentais de aquisição de alimentos. 

Agricultura familiar em números

A cada quatro estabelecimentos rurais do Espírito Santo, a agricultura familiar está presente em três, sendo uma importante fonte de renda no campo e contribuindo para a produção de alimentos em todo o Brasil. A área ocupada pela agricultura familiar no Espírito Santo é de 1 milhão de hectares (33%), de acordo com o Censo Agropecuário.

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Agricultores de Ecoporanga se regularizam para venda direta de produtos orgânicos

Um grupo de agricultores familiares do município de Ecoporanga foi contemplado com a ...

Capacitação para operação de secagem e armazenamento de grãos preza pela segurança dos trabalhadores no Oeste baiano

No Oeste da Bahia, região essencialmente agrícola, a crescente necessidade de instalação de ...

Exportação de gengibre mais que dobra em janeiro de 2024

O valor exportado com o gengibre capixaba no primeiro mês deste ano foi ...

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

A mecanização veio trazer novos ventos de prosperidade para a silvicultura. Nos últimos ...

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores nas áreas de frango de corte, ...