Fechamento por 14 dias para cidades que atingirem o Risco Extremo para coronavírus

Julio Huber

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, informou que se houver a necessidade de alguns municípios capixabas chegarem à matriz de Risco Extremo de contágio do coronavírus, o fechamento do comércio e a restrição da população de andar nas ruas podem durar, no mínimo, 14 dias, podendo ser prorrogado por até 21 dias.

Anúncio

As regras gerais de cidades do Risco Extremo foram apresentadas pelo coronel Cerqueira, do Corpo de Bombeiros, durante a coletiva de imprensa, comandada pelo governador, realizada no final da tarde de hoje (10). Entre 21 horas e 5 horas, será proibida a circulação de pessoas nas ruas.

Anúncio

Atualmente, 36 municípios capixabas estão classificados como Risco Alto. Desses municípios, segundo o governador, a maioria passaria para Risco Extremo, o que irá acontecer, principalmente, se a ocupação dos leitos de UTI atingir 91% no Estado. Até a noite de hoje, segundo o Painel Covid-19, do governo estadual, a ocupação dos leitos de UTI no Estado estava em 84,59%. Na região Metropolitana, a ocupação dos leitos estava em 87,78% de ocupação.

O coronel Cerqueira explicou como seria o rodízio de circulação das pessoas nas cidades que atingirem o Risco Extremo. “O objetivo é que haja um rodízio para as pessoas saíram de casa. Quem tiver o CPF com o último número par, poderá sair de casa, se for para atividades necessárias, apenas nos dias pares. Quem tiver o CPF que termina em númemro ímpar, poderá sair apenas nos dias ímpares”, explicou o coronel Cerqueira.

Os supermercados também terão que incluir o CPF do consumidor na nota fiscal, para que não haja venda para pessoas nos dias em que ela não poderia estar na rua. Além disso, será proibido o trânsito das pessoas entre os municípios, que será liberado apenas para quem exercer uma atividade essencial.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Rogério Duboc, informou que está sendo desenvolvido, pela Prodest, um sistema em que o profissional que trabalhar em atividades essenciais, nas cidades de Risco Extremo, para que haja uma identificação destes profissionais. O documento poderá ser impresso ou no meio digital. Veja abaixo as medidas para o Risco Extremo.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

Tipos, dessalga e receitas: aprenda sobre o preparo do bacalhau na cozinha, além ...

Desfiadeiras falam sobre a época mais agitada do ano na Ilha das Caieiras

Fotos: Bárbara Bueno Sá Esta é, sem dúvidas, a época com uma das ...

Alunos do Ifes participam de aula técnica sobre CAR e PRA-ES no Idaf

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram, nesta ...

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...