Frio fora de época deixa a temperatura baixa e há risco de geada

Desde o final da semana passada, o cobertor voltou a ser destaque, neste frio fora de época em áreas do Sul e Sudeste do Brasil. Uma massa de ar seco de origem polar derrubou a temperatura e os ventos frios ainda vão continuar influenciando boa parte destas Regiões nos próximos dias.

Sul

Nesta quarta-feira, a temperatura fica baixa em todo o Sul. A madrugada será fria nas serras gaúcha e catarinense. Mesmo assim, o sol aparece em quase toda a Região. No leste de Santa Catarina e do Paraná, a umidade que os ventos trazem do mar favorecem a formação de nuvens. Em Curitiba, a chuva acontece de forma fraca e em Florianópolis, a chuva cai moderada a qualquer hora do dia nestas capitais. Em Porto Alegre, a chuva será rápida.  

Risco de geada

Durante a semana, os ventos frios da massa polar ainda atuam sobre o Sul. A ausência de nuvens vai favorecer com que a temperatura caia de forma rápida e acentuada ao longo da noite e na madrugada. Por isso, entre quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de novembro, há risco de geada fraca nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Veja a indicação no mapa abaixo.

Sudeste

Os ventos frios também chegaram ao Sudeste do Brasil. Nesta quarta-feira, o frio será sentido, no sul e leste de São Paulo, sul de Minas, zona da mata mineira e no Rio De Janeiro. As madrugadas são frias nos trechos de serra. Nestas áreas, ainda há expectativa de chuva.

Na capital paulista, o amanhecer será frio, mas o sol aparece e chove rápido. Na cidade do Rio de Janeiro, chove de fraco a moderada intensidade a qualquer hora. No interior fluminense, a chuva cai forte. O excesso de nuvens, a chuva e o vento frio deixam a temperatura baixa, nas áreas de serra entre São Paulo, Vale do Paraíba e Rio de Janeiro

No Espírito Santo e em Minas Gerais, as áreas de instabilidade se espalham e o tempo fica mais carregado e instável nesta quarta-feira. Chove a qualquer hora do dia  O risco de temporal é alto no norte mineiro. 

Quando o frio diminui ?

A partir do fim de semana, a tendência é que o ar frio perca força no Sul e Sudeste, principalmente nas áreas de serra. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, outro fator importante a ser ressaltado para estes próximos dias é o retorno dos nevoeiros. Há condição favorável para a formação deste fnômeno, especialmente na faixa leste destas Regiões também por conta da ausência de nebulosidade significativa, pouco vento e do resfriamento noturno.

Fonte: Clima Tempo

Últimas notícias

Senar lança cursos gratuitos de drones e inseminação artificial. Inscreva-se!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou três cursos de curta duração, ...

Especialistas do Brasil e exterior debatem mercado halal

O fórum de negócios Global Halal Brazil ocorre na próxima semana e terá ...

Estados Unidos mudam regras para ingresso de cães procedentes do Brasil

Os animais que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, ...

Entidades afirmam que caso das búfalas de Brotas foge à regra dos produtores

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) publicou ...

Cadeia produtiva do leite é destaque em novo Boletim da Agricultura Familiar da Conab

Já está disponível, no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a publicação ...