Gafanhotos chegam ao Brasil e estão desfolhando mata nativa

A nova infestação de gafanhotos que foi detectada nas últimas semanas na Argentina já chegou ao Brasil. Segundo fiscais agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul, o monitoramento dos insetos segue na região noroeste do Estado.

“Há grande desfolhamento em área de mata nativa na região central do foco de gafanhotos, entre os municípios de São Valério do Sul e Santo Augusto”, informou o fiscal estadual agropecuário André Ebone. Ele sobrevoou a área na última sexta-feira (4), graças a uma parceria com uma empresa de aviação agrícola e um produtor rural que cedeu a pista de pouso na região.

Anúncio

“A estimativa é de 20 a 30 hectares de mata nativa com severos danos, inserida na reserva indígena Inhacorá. Notamos que os danos se concentram na mata contínua, não sendo observados em outros remanescentes devido à interrupção ocasionada pelas áreas de lavoura”, explicou Ebone.

Anúncio

O fiscal estadual agropecuário Alonso Andrade disse que a equipe em terra constatou grande presença de gafanhotos nas áreas de mata, e alguma presença em áreas agrícolas, com pouca mobilidade e sem aumento nos danos já verificados nas lavouras durante a semana. “As áreas de mata, especialmente exemplares de timbó, estão severamente atacados. Mas, nas lavouras há presença de poucos gafanhotos, com pouco ou nenhum dano”, informou.

Essa não é a mesma espécie de gafanhoto que chamou a atenção no país em julho e agosto. A nuvem anterior que se aproximou do sul brasileiro era da espécie Schistocerca cancelatta, que possui uma capacidade migratória maior que a da nuvem atual. Os insetos atuais são do gênero Zoniopoda e da espécie Chromacris speciosa.

Fonte: Ascom Seapdr

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Quase 10 toneladas de café irregular é apreendido em fiscalização a 47 mercados

Foto: Mapa Uma fiscalização realizada em 47 estabelecimentos comerciais resultou na apreensão de ...

Produtos originalmente brasileiros serão os destaques no Connection Experience Terroirs do Brasil

Valorizar os produtos originalmente brasileiros e gerar conexões para novos negócios é o ...

Federação da Agricultura solicita apoio a produtores rurais atingidos pelas chuvas no Espírito Santo

Foto: Helio Filho/Secom-ES A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) ...

Aprovado projeto para levar apoio psicológico às vítimas das chuvas no Espírito Santo

Foto: ALES As recentes e devastadoras chuvas que atingiram o Sul do Espírito ...

Cooperativas realizam campanhas em prol das vítimas das fortes chuvas no Sul do Espírito Santo

Foto: Freepik Junto com a solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingiram ...