Governo decreta estado de emergência devido a incêndios florestais no Espírito Santo

Foto: Polícia Militar Ambiental

O número crescente de incêndios no Espírito Santo fez o governo estadual decretar estado de emergência. O anúncio foi feito na manhã do último sábado (7), pelo governador Renato Casagrande (PSB), em Vitória, durante o desfile do Dia da Independência.

Anúncio

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (09). Apenas no mês de agosto, foram 550 ocorrências, e o número continua crescendo na primeira semana de setembro. Em Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante equipes dos bombeiros estão trabalhando intensamente no combate às chamas em vegetação.

O decreto não tem duração estipulada, pois vai depender do fim ou diminuição das queimadas. A medida tem como objetivo dar à administração pública condições e agilidade nas ações de enfrentamento às queimadas, como na contratação temporária de pessoal, por exemplo.

Anúncio

“São muitos incêndios e nós estamos tendo que combater, acompanhado um prejuízo à biodiversidade, um prejuízo aos animais, um prejuízo às pessoas, ao patrimônio das pessoas e o risco à vida. Vamos decretar situação de emergência para que a gente continue com todas as nossas instituições trabalhando firmemente no combate ao incêndio e na prevenção”, afirmou o governador.

O governador lembrou que o momento é acompanhado também de uma seca em todo o estado, e não descartou a possibilidade de pode ser acrescentado nos próximos dias medidas relacionadas à estiagem.

“É um decreto decorrente dos focos de incêndio e que depois poderá também ser acrescentado à falta de água. O momento exige muito equilíbrio ao uso da água e muito cuidado aos focos de incêndio para gente poder proteger o meio ambiente”, disse.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Concurso estadual vai premiar queijos artesanais do Espírito Santo

Foto: Freepik O Espírito Santo abriu as inscrições para o Prêmio Queijos do ...

Espírito Santo terá calor dentro do normal e chuvas próximas da média em fevereiro

Foto: Freepik O mês de fevereiro de 2026 será marcado por um cenário ...

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Foto: Clarissa Schwartz Um projeto de conservação conduzido pelo Instituto Nacional da Mata ...

Café da Serra de Apucarana é reconhecido como Denominação de Origem

Foto: Julio Huber O Brasil ampliou, na última terça-feira (27), o mapa das ...

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...