Hortões de Barra do São Francisco produzem 788 kg de legumes e 189 caixas de verduras em julho

Os hortões implantados em Barra de São Francisco através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) – um deles em parceria com o Ifes, no Valão Fundo – produziu, em julho, 788 quilos de legumes e tubérculos – mandioca, cenoura e beterraba – além de 189 caixas de verduras e cheiro verde.

Com isso, a produção deste ano alcançou 5.188 quilos de legumes, tubérculos e frutas, além 561 caixas de folhas e cheiro verde.

Anúncio

A informação é do subsecretário de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, que coordena o projeto desde meados do ano passado.

Anúncio

Toda essa produção tem sido utilizada para abastecer programas sociais como o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, o Programa Refeição Amiga, Apae, Lar dos Idosos, Casa Lar, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina, entre outros.

“Os hortões, além de fornecerem alimentos de qualidade, sem agrotóxicos, tem ajudado também algumas pessoas que viviam em situação de rua e hoje estão morando no Polo Industrial, onde o prefeito Enivaldo dos Anjos providenciou casa para eles, além de pagar uma ajuda de custo mensal, dentro do Programa Dignidade Social”, observa Carlim.

No Ifes, o sucesso do projeto é tanto que o diretor geral, professor Leonardo Siqueira, disse que outros campi já estão fazendo contato para conhecer o hortão e importar a ideia. “Já temos outros campi interessados na ideia, que une pedagogia e responsabilidade social”, informa.

Siqueira, salienta que a ideia do hortão em parceria com a Prefeitura vinha sendo planejada desde o final do ano passado e agradece ao prefeito Enivaldo dos Anjos por ter abraçado a parceria.

”A Prefeitura entra com a mão de obra, o Ifes entra com o terreno e as duas partes entram com os insumos e a manutenção dos equipamentos. O prefeito Enivaldo dos Anjos é um visionário e tem feito um trabalho fantástico na área social. Para nós é muito boa essa parceria, que traz avanços na pedagogia, já que os alunos podem praticar o que aprendem na sala de aula e também adquirem noções de serviço social, já que todos os alimentos produzidos aqui vão para famílias carentes do município e projetos sociais”, analisa Siqueira.

O subsecretário municipal de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, destaca que o projeto tem demonstrado para todos os alunos do curso de Técnica em Agricultura do Ifes a importância de plantar e produzir e, mais do que isso, de ajudar a quem precisa.

“Queremos levar a turma do Ifes para a distribuição de legumes e verduras em bairros carentes do município e também nos projetos, para que eles vejam com os próprios olhos, o benefício que estão produzindo para as pessoas que estão lá no ‘fim da fila’, onde esses alimentos realmente fazem diferença”, comenta.

HORTÃO – O primeiro Hortão Municipal foi criado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, em janeiro de 2021, no Polo Industrial. Os alimentos produzidos e entregues às famílias carentes são muitos (veja lista e produção abaixo). O fornecimento de verduras e legumes para as famílias carentes, tem por finalidade, melhorar a segurança nutricional das crianças e dos adultos em situação de vulnerabilidade alimentar. (Da Redação)

Produção dos hortões

Quiabo – 1.492 kg (julho: 69 kg)

Jiló – 963 kg (julho: 64 kg)

Mandioca – 500 kg (julho: 395 kg)

Abóbora – 429 kg (55 kg)

Inhame – 359 kg

Batata doce – 222 kg (160 kg)

Pepino – 108 kg

Cenoura – 78 kg (julho: 35 kg)

Pimentão – 69 kg

Beterraba – 64 kg (julho: 10 kg)

Berinjela – 37 kg (julho: 10 kg)

Mamão – 83 kg

Folhas e verduras

Alface – 130 cx (julho: 70 cx)

Cebolinha – 80 cx (julho: 27 cx)

Almeirão – 49 cx (julho: 10 cx)

Taioba – 38 cx (julho: 6 cx)

Couve 35 cx (julho: 40 cx)

Salsa – 11 cx (julho: 10 cx)

Serralha 10 cx

Coentro – 4 cx (julho: 6 cx)

Mostarda – 3 cx

Sortidas – 12 cx (julho: 12 cx)

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra do São Francisco

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...