Idaf alerta sobre cuidados para evitar a disseminação da raiva

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) reforça a importância da vacinação do rebanho contra a raiva. A doença, que pode afetar todos os mamíferos, incluindo humanos, é fatal. Portanto, a vacinação se torna a principal medida para evitar a propagação desse vírus perigoso.

Luiz Carlos Barboza Tavares, coordenador do Programa Nacional de Controle da Raiva em Herbívoros no Idaf, ressalta que a raiva apresenta um comportamento cíclico. Isso significa que, mesmo em períodos sem registros de casos, é fundamental que os produtores mantenham a vacinação em dia. “Como a vacinação não é obrigatória, muitos deixam de imunizar seus animais, o que provoca o aumento de casos. Quando a doença reaparece, a vacinação volta a crescer, reduzindo os casos novamente. O ideal é manter a vacinação anual para evitar surtos no rebanho”, explica Tavares.

Anúncio

A transmissão da raiva em herbívoros ocorre principalmente através de morcegos hematófagos. Por isso, o Idaf também realiza o controle desses morcegos em locais como grutas e currais, onde eles podem se alimentar dos animais. Caso haja suspeita de raiva ou ataque de morcegos, é fundamental informar o Idaf imediatamente pelo e-Sisbravet.

DIAGNÓSTICO – O Idaf conta com o único laboratório no Espírito Santo especializado no diagnóstico da raiva, oferecendo exames gratuitos para todos os municípios do estado. Em 2023, foram analisadas 548 amostras, com 79 resultados positivos. Este ano, já foram examinadas 336 amostras, com 47 casos confirmados, sendo 61,7% em animais de produção e 38,3% em morcegos.

Anúncio

SINTOMAS E CUIDADOS – A raiva afeta o sistema nervoso central dos animais, causando alterações de comportamento, perda de apetite, salivação excessiva, falta de coordenação motora e paralisia. Em cães e gatos, a agressividade também pode ser um sintoma. Ao notar esses sinais, é crucial não manipular os animais e comunicar imediatamente aos órgãos de vigilância sanitária.

Fonte: Idaf

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...