Inmet explica o que é fato ou fake sobre a onda de frio dessa semana

Com a divulgação de uma forte onda de frio que já está derrubando as temperaturas no Brasil, começaram a circular, nos últimos dias, diversas notícias que são falsas sobre as previsões relacionadas às temperaturas e sobre a ocorrência de geada e de neve em algumas regiões brasileiras.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que não se trata da “onda de frio mais intensa do século” ou “a maior onda de frio dos últimos 100 anos” e nem “o maior frio da sua vida” conforme as notícias que têm circulado.

Mas, o que vai acontecer então? De acordo com meteorologistas do Inmet, a massa de ar frio provocará sim uma queda acentuada da temperatura no centrossul do país, mas não de forma exagerada.

O que está previsto, até o momento, são: é uma massa de ar atípica pelo seu posicionamento e dimensão (não intensidade); os ventos podem superar os 100 km/h no litoral do RS e há a possibilidade de ciclone subtropical na costa da região Sul.

Ainda de acordo com o Inmet, poderá ocorrer episódios de chuva congelada; neve (apenas na região Sul) e geada (pode ocorrer em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso).

Entre as noticias que circulam em redes sociais e em grupos de WhatsApp, segundo o Inmet: não existe o termo erupção polar histórica; não é a maior onda de frio dos últimos 100 anos; essa onda de frio não deve chegar na região Nordeste; as temperaturas não vão chegar a -10ºC; não está nem perto da maior onda de frio da sua vida e não há chances de neve em Goiás, DF e demais regiões centrais do Brasil.

Entretanto, o Inmet destaca que “frente fria, frio intenso e calor continuarão a acontecer. O que geralmente pode ser falso em uma ‘notícia duvidosa’ de clima, são valores extremamente exagerados e sem embasamento científico. Quando se trata do tempo e do clima, um simples acesso em sites como do Inmet já é suficiente para confirmar a informação”.

Fonte: Inmet

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...