Itarana comemora Semana da Agricultura Familiar com três dias de eventos

Entre os dias 26 e 28 de julho, o município de Itarana comemora a Semana da Agricultura Familiar, com encontros e palestras técnicas, além de apresentações culturais e orientações sobre crédito rural. Os três dias de evento serão realizados no auditório da Igreja Matriz, no centro da cidade, sempre a partir das 8h30.

Os três dias terão programações com palestras técnicas que envolvem diversas cadeias produtivas, adotadas por agricultores familiares de Itarana, entre elas, plantio, colheita, manejo de pragas e doenças para cafés, cacau, abacate, banana, mais detalhes sobre a eficiência de novos fertilizantes, educação financeira no campo, linhas de crédito agrícola, entre outros temas relevantes para a agricultura familiar local.

Anúncio

No cenário da agropecuária, o município de Itarana destaca-se pela diversificação, sendo a principal atividade o cultivo de café arábica nas áreas altas e frias. As demais atividades importantes são café conilon, banana, inhame, feijão, milho, olericultura, goiaba, limão e pecuária de leite voltada para a produção de queijo.

Anúncio

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itarana conta atualmente 1.221 propriedades rurais, sendo que 55% destas com até 10 hectares. Segundo informações do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) para os anos de 2020 a 2023, a mão de obra do município é predominantemente de base familiar com 91,72% e 8,28% não familiar, com um número grande de parceiros agrícolas.

O extensionista e coordenador do escritório local do Incaper em Itarana, Sérgio Luiz Gaiba Batista, contou que a equipe local atua com os agricultores nas mais diversas atividades e oportunidades.

“Durante alguns anos, observamos a diminuição da mão de obra no campo e isso se deu por vários fatores. Em contrapartida, o produtor rural de Itarana vem buscando alternativas para substituir esse déficit como, por exemplo, a presença cada vez maior de escavadeira hidráulica na preparação das áreas de plantio, o uso de drones nas pulverizações e a substituição de algumas ferramentas manuais que demandam um número maior de mão de obra por equipamentos motorizados. Portanto, lançam mão de manejo e tecnologias que facilitam a colheita como forma de atrair mão de obra, entre outas ações, com intuito de manter e atraí-la em um momento de escassez”, disse.

“A nossa ideia é transformar essa semana em um evento continuo e para isso será criado um projeto de lei que assegure a continuidade desse evento mesmo em outras gestões de prefeitos e vereadores”, lembra Batista.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Incaper local, também sob os cuidados do extensionista César Santos Carvalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itarana.

A Semana da Agricultura Familiar em Itarana conta com os apoios: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá, Sindicato Rural de Itarana, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), CAPIL, NATER COP, SICOOB, Banestes, Campo Fértil e Banco do Brasil.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones: (27) 37204626 ou final 4630, ou pelos e-mails: incaper@incaper.es.gov.br ou semama@Itarana.es.gov.br

Serviço

26/07/23 (quarta-feira)

08h30: Cacau – do plantio à colheita – Lucas Calazans Santos, Eng. Agrônomo e Agente de Extensão e Desenvolvimento Rural/Incaper.

09h30 – Programa de Sustentabilidade para a cadeia do Cacau – Mayara Franzin – Supervisora Agrícola da Nestlé Cocoa Plan; Victor Paiva Costa – Gerente de Compras da Barry Callebaut Brasil.

13h – Demonstração de método: Poda de formação do cacaueiro – na Propriedade do Ivan Covre.

27/07/23 (quinta-feira)

08h30 – Diagnose e Manejo de Doenças da Bananeira – Enilton N. Santana – D.Sc. Fitopatologia Pesquisador do Incaper CPDI-Norte

09h30 – Abacate: Do plantio à colheita – Maurício José Fornazier – D.Sc. Entomologia e Alberto Falqueto, produtor e exportador de abacate.

10h30 – Novos Fertilizantes: Eficiência e Viabilidade – André Guarçoni/ D.Sc. Solos e Nutrição de Plantas – Pesquisador Incaper- CPDI-Sul.

28/07/23 (sexta-feira)

8h30 – Abertura com a Fala das Autoridades presentes.

09h – Manejo das Principais Pragas do Cafeeiro – Renan Batista Queiroz – D.Sc. Entomologia e pesquisador Incaper- CPDI-Norte.

10h – Educação Financeira no Campo e Rodada de crédito junto aos agentes financeiros – Isaudino Paucieri – SEBRAE.

11h – Assinatura de contratos de crédito agrícola.

15h – Apresentações culturais.

15h às 20h – Parque infantil.

18h – Show musical.

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Exportação de café do Brasil chega ao recorde de 46,4 milhões de sacas no ano

Foto: Freepik Mesmo enfrentando constantes problemas na logística portuária, exportadores buscam alternativas e ...

Projeto Escola no Campo 2024 encerra com diversão e premiação

A edição deste ano do Escola no Campo envolveu 1.100 estudantes da 5a ...

Cinco cuidados essenciais com as lavouras de café no verão

Foto: Freepik Práticas simples podem minimizar os impactos das altas temperaturas e estiagens ...

Leilão da Conab para a venda de arroz pretende estimular a produção no país

Foto: Freepik A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade, na próxima sexta-feira ...

Regras fiscais para cooperativas de leite são simplificadas no Espírito Santo

Foto: Natercoop Um decreto assinado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, trouxe ...