Laboratórios do Idaf passam por auditoria de reavaliação junto a CGCRE-Inmetro

Os laboratórios do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) receberam avaliadores da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a auditoria de reavaliação da acreditação na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. A equipe visitou as estruturas dos laboratórios de Diagnóstico da Raiva, de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e da Análise da Qualidade do Leite, entre essa segunda (14) e esta sexta-feira (18).

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, a acreditação cria um ambiente favorável para os negócios capixabas, uma vez que produtores, cooperativas e agroindústrias passam a ter, no estado, análises oficiais nessas áreas à disposição de suas atividades.

De acordo com o gerente de diagnóstico laboratorial do Idaf, Thiago Farias da Silva, para a manutenção da acreditação, é necessário que o laboratório tenha implementado e que esteja trabalhando de acordo com um sistema de gestão que atenda os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025. “Na ocasião, foram auditados os procedimentos técnicos e os do sistema da qualidade para avaliar sua eficácia”, disse.

A acreditação inicial foi emitida em outubro de 2019. Além de atestar a qualidade técnica e de gestão, a acreditação também qualifica o laboratório do Idaf a emitir laudos cujos resultados são reconhecidos internacionalmente e habilita seus ensaios para que sejam credenciados junto à Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Fonte: Idaf

Últimas notícias

Produção de queijos é a segunda maior em agroindústrias do Espírito Santo

A produção de queijos está entre as modalidades mais lucrativas para a agricultura ...

Cooperativa cria moeda digital para troca de café por mercadorias

Empresa adotou o Dynamics para o gerenciamento do Coffee Coin, bem como para ...

Capixabas investem em negócios inusitados e conquistam mercado internacional

Criada pelo empreendedor André Scampini, a aguardente Cacahuatl já teve amostras enviadas para ...

Cafés especiais proporcionam experiências sensoriais aos consumidores

Os amantes de café sabem que a bebida pode ter inúmeros sabores e ...

Normas para produção integrada de folhosas entram em vigor em fevereiro

O objetivo é garantir segurança e qualidade desses alimentos a partir da aplicação ...