Laboratórios do Idaf são reconhecidos para diagnóstico da raiva e da Anemia Infecciosa Equina

Os laboratórios de diagnóstico da raiva animal e de Anemia Infecciosa Equina (AIE) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foram credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A extensão do escopo de credenciamento foi publicada nesta sexta-feira (08), no site do Ministério.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, esta é mais uma grande conquista para o Estado e o setor agropecuário. “O reconhecimento garante o caráter oficial dos laudos laboratoriais emitidos, permitindo que o produtor tenha acesso a esses serviços, sem precisar recorrer a outros estados, o que onera os custos. Estamos avançando na rede de diagnóstico oferecida pelo Idaf, que se iniciou pela análise da qualidade do leite, por meio da Portaria de Credenciamento nº 145/2020. É gratificante ver o resultado da dedicação de uma equipe comprometida chegar ao nosso produtor, facilitando o seu ambiente de negócios”, disse Louzada.

Segundo o gerente de diagnóstico laboratorial (Gedlab) do Idaf, Thiago Farias da Silva, a possibilidade de oferecer esses serviços no estado favorece o controle e a erradicação das doenças de interesse dos produtores capixabas, além de facilitar o acesso, já que, até o momento, somente um laboratório realiza exames de AIE no estado e apenas dois no Brasil são credenciados junto ao Mapa para realizar diagnóstico oficial de raiva.

As amostras já poderão ser encaminhadas a partir do dia 26 de janeiro, conforme orientações no endereço https://idaf.es.gov.br/diagnostico-laboratorial.

O subgerente de Qualidade da Gedlab, Marcus Vinicius Rodrigues, destaca que os laboratórios têm assumido um protagonismo nacional junto ao Ministério e aos demais estados, uma vez que o Idaf vem, sistematicamente, ampliando sua gama de diagnósticos, de modo a favorecer tanto a sanidade agropecuária e de alimentos, quanto a saúde pública.

RAIVA – O Laboratório de Diagnóstico da Raiva é o único laboratório no Espírito Santo dessa natureza. O local atende toda demanda diagnóstica do Estado, inclusive proveniente das secretarias municipais de saúde, instituições de ensino e clínicas veterinárias particulares.

São analisadas, gratuitamente, em torno de 600 amostras por ano, de animais de produção, por meio de notificações do produtor rural ao Idaf, e também de animais de companhia, como cães e gatos, além de animais silvestres.

No Brasil, somente dois laboratórios são acreditados nesse segmento pela Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 e credenciados junto ao Mapa.

 AIE –  O Laboratório de Diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina foi, durante anos, referência no Estado do Espírito Santo no diagnóstico epidemiológico dessa doença, que atinge os equídeos. Com a exigência estabelecida pelo Ministério da Agricultura de que os laboratórios deveriam ser acreditados na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, o laboratório teve o credenciamento suspenso para realizar as adequações necessárias. Eram realizados, na época, em torno de seis mil exames por ano. 

Atualmente, o controle epidemiológico da AIE no estado contava com o apoio do Laboratório do Ministério da Agricultura, que fica em Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, e as amostras voltadas ao trânsito de animais eram enviadas para outros laboratórios.

Fonte: Idaf

Últimas notícias

Definidas condições para liberação de linha de crédito para cafeicultores atingidos por geadas

O Voto será submetido ao Conselho Monetário Nacional, para em seguida disponibilizar essa ...

Congresso das Mulheres do Agronegócio terá debate sobre “Bioeconomia” e a relação entre o progresso econômico e o meio-ambiente

Mesa-redonda reunirá representantes de diferentes elos da cadeia produtiva para discutir os melhores ...

Exportações do agronegócio batem recorde para setembro, com US$ 10,1 bilhões

O complexo soja e as carnes foram destaques nas exportações do mês, registrando ...

Lançadas as primeiras variedades de batata coloridas do Brasil

Chegam ao mercado nacional as primeiras variedades de batata coloridas desenvolvidas no Brasil ...

Cooperativa lança plataforma com o maior acervo digital do agro

A Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus) coloca no ar hoje (15), a maior ...