Morre cadela resgatada em sofrimento e CPI vai pedir pena máxima à tutora

A cadelinha não resistiu aos maus-tratos e morreu quatro dias depois de ser resgatada

A CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, presidida pela deputada estadual Janete de Sá, realizou uma audiência para apurar dois casos de maus-tratos ocorridos nos municípios de Viana e Serra. A audiência ocorreu na tarde desta quarta-feira (1º).

Foram convocados a prestar depoimento um motorista de aplicativo de 36 anos, tutor da cadela Camila Pitanga e uma auxiliar de cozinha de 44 anos, tutora da cadela Sofia.

Anúncio

Câmeras flagraram o motorista de aplicativo abandonando a cadela no bairro Pitanga. O animal ficou sem água e sem comida até ser resgatado no dia seguinte. Ao ser interrogado pela deputada Janete, o tutor confirmou que abandonou o animal e alegou que a cadela estava com ele há 15 dias e não teria se adaptado à família, inclusive rosnando para o filho, um menino de seis anos.

Anúncio

A cadela Camila foi levada ao plenário e em nenhum momento estranhou as pessoas no recinto, contrariando a fala do depoente. A pedido da presidente da CPI, a gerente de bem-estar animal da prefeitura da Serra, Milagros Campos, vai encaminhar o material da ocorrência para a delegacia de meio ambiente apurar o abandono da cadela, que configura crime de maus-tratos.

O outro caso em pauta na CPI foi o abandono da cadela Sofia, ocorrido no último dia 9, no município de Viana. A CPI, motivada por denúncias, esteve na residência da auxiliar de cozinha e encontrou a cadela em situação de sofrimento, infestada de carrapatos e pulgas, com a mandíbula quebrada, desnutrida, desidratada e com infecção na boca.

A cadela foi retirada da situação de maus-tratos e levada para atendimento veterinário. Apesar de todo esforço da CPI e dos veterinários a cadela Sofia não resistiu e morreu quatro dias após o resgate. A tutora foi levada para a delegacia e autuada em flagrante. Ela foi solta na audiência de custódia.

Em depoimento à CPI, ela alegou que ama animais e que tinha a Sofia há cinco anos. Fabrícia disse que o animal ficou doente na pandemia e como ela estava desempregada, teve que ela mesma cuidar do animal, uma vez que não tinha dinheiro para levá-lo ao veterinário.

As declarações da tutora não convenceram a presidente da CPI, a deputada Janete de Sá, que afirmou que vai pedir celeridade e pena máxima para ela no Ministério Público Estadual. Maus-tratos de cães e gatos é crime previsto em Lei, com pena que varia de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e proibição de guarda de novos animais.

Fonte: Assessoria deputada Janete de Sá

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Santo aporta 8,5 milhões em ações de sustentabilidade da cafeicultura capixaba

Foto: Helio Filho Líder em diversidade e inovação, a cafeicultura capixaba impulsiona a ...

Conab coleta dados em usinas de cana-de-açúcar para levantamentos de safra

Foto: Julio Huber Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam pesquisa junto ...

Conheça a maior colheitadeira produzida no Brasil

Maior máquina produzida no Brasil é destinada à colheita de grãos em grandes ...

Ceasa-ES recebe ação sobre rastreabilidade para fortalecer a segurança dos alimentos

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria ...

Vem aí a primeira frente fria do outono

Chuva acumulada de 20 a 24 de março de 2024 O outono começa ...