Morre Herbert Bartz, o pioneiro do plantio direto

Foto: reprodução Video TV IAPAR

Pioneiro do Sistema Plantio Direto na América Latina, Herbert Bartz morreu nesta madrugada. Ele estava internado na Santa Casa de Arapongas, cidade vizinha de Rolândia, no Paraná, onde viveu boa parte da vida e fez os primeiros plantios sem “preparar o solo” no início da década de 1970. A morte ocorreu por pneumonia e falência múltipla dos órgãos.

Bartz nasceu em 14 de fevereiro de 1937, no município de Rio do Sul, em Santa Catarina. Foi um entusiasta da agricultura conservacionista, talvez o maior de todos. Até seus últimos dias trabalhou para que homens e mulheres entendam a importância de um excelente manejo, de cuidar do solo.

Não fosse por ele, é certo que o Brasil teria perdido muitos milhões de toneladas de terra para a erosão, com a prática que era corrente de arar e gradear o solo, até que o “alemão louco”, como o chamavam, começou a plantar sobre a palhada da cultura anterior.

Herbert Bartz deixa a esposa Luiza, o filho Johann, a filha Marie e netos. O jornalista Wilhan Santin escreveu a biografia de Herbert Bartz, idealizada pela filha dele, a bióloga Marie Bartz. Um resumo do legado de Bartz pode ser lido clicando aqui. A segunda parte está disponível clicando aqui.

O jornalista Bruno Faustino, da Revista Negócio Rural, também conheceu o pioneiro no plantio direto. Abaixo é possível assistir, no Programa AgroCultura, da TV Cultura, a reportagem feita por Faustino com Bartz.

Fonte: Wilhan Santin/BemContado

Últimas notícias

Pesquisadores elaboram dicionário das características sensoriais do chá-mate

Grupo avaliou amostras de chá de diferentes regiões do Brasil para definir 39 ...

Índia estabelece novas exigências para importação de 24 produtos vegetais

A exportação deve estar acompanhada por certificado oficial, atestando que os produtos não ...

Rota marítima pelo Pacífico pode reduzir custos de frete

Os agricultores que utilizam os portos do Arco Norte podem obter redução de ...

Região de Poços de Caldas investe em marca coletiva de café vulcânico

Poços de Caldas, no Sul de Minas, é destino de muitos turistas atraídos ...

Marco Legal das Startups é aprovado no Senado

Em 2021, a relação entre cooperativas e startups pode ser ainda mais estimulada ...