Mundo digital é uma oportunidade de negócios no agro

O agronegócio avançou fortemente em termos de digitalização durante a pandemia do novo coronavírus, por meio da rápida adoção de soluções tecnológicas para a compra de insumos, para a venda de produtos, para realização de treinamentos, para assistência técnica remota, para o planejamento e monitoramento de lavouras e dos animais, entre outros.

Apesar dessa evolução, o agronegócio pode crescer ainda mais no mundo digital, em especial, as empresas que atuam “antes da porteira”, ou seja, os fabricantes e distribuidores de máquinas, equipamentos e implementos e de insumos em geral – sementes, fertilizantes, defensivos biológicos, defensivos agrícolas,  substratos e condicionadores de solo.

De acordo com Fernando Cartier e Luciana Duarte, especialistas em marketing digital e em profissionalização de departamentos de marketing, que lideram o movimento X500, a realização de negócios no agro é conduzida, geralmente, de forma tradicional.

“Porém, o mercado está em transformação com uma utilização cada vez maior de ferramentas e tecnologias relacionadas à internet e, num futuro muito próximo, a maioria dos negócios também seguirá por este caminho, como já está acontecendo em outros setores”.

Por isso, os especialistas reforçam a urgência de que as empresas que atuam antes da porteira ampliem e fortaleçam sua presença digital. Isso porque um trabalho profissional de marketing digital resulta em uma série de benefícios econômicos e institucionais, incluindo maior rentabilidade, comunicação mais assertiva de vendas, prospecção ainda mais ativa, geração de novas demandas, maior poder de atração para os produtos e maior exposição do portfólio ou de um produto específico aos clientes e aos futuros compradores.

Dados da IAB Brasil apontam que 74% dos consumidores brasileiros fazem pesquisa na internet antes de comprar produto ou serviço. E, isso vale também para as empresas. “A reputação de uma marca no mundo digital pode interferir em seu negócio. Se ela possui uma presença digital consolidada, com uma campanha de marketing digital profissional, certamente, seus resultados, em todos os aspectos, serão potencializados”, finaliza Cartier.

Últimas notícias

Força tarefa do agro vai ajudar produtores com prejuízos da chuva de granizo

As recentes chuvas de granizo atingiram municípios do interior do Espírito Santo no ...

Mudas de café conilon clonal são produzidas e plantadas nas montanhas

Santa Maria de Jetibá, conhecida como a cidade que mais produz ovos no ...

A importância do tratamento homeopático em animais

Low angle portrait of cute dog resting on rug and looking forward with ...

BSCA E Apex-Brasil renovam projeto de promoção internacional dos cafés especiais

Estruturado sobre os pilares de inteligência mercadológica, promoção interna e externa e consolidação ...

Exportações de carne suína registram maior volume mensal da história

As exportações brasileiras de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) ...