Município capixaba lidera o ranking nacional de produtos pecuários

Foto: Julio Huber

Santa Maria de Jetibá continua sendo a cidade que mais produz ovos no Brasil

Julio Huber

Santa Maria de Jetibá foi apontado como o líder nacional entre os municípios brasileiros na produção dos principais produtos pecuários. O Espírito Santo alcançou R$ 1,7 bilhão no setor produtivo. Santa Maria de Jetibá continuou sendo o município com maior valor de produção entre todos os municípios brasileiros, com R$ 1,1 bilhão. Desse total, 92,5% foram provenientes da venda de ovos de galinha.

Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em termos de valor da produção, os ovos de galinha e o leite de vaca foram novamente os produtos de origem animal de maior destaque, considerando-se o universo pesquisado pela PPM, com exceção da aquicultura.

O total de galináceos, no último dia de 2019, data de referência da pesquisa, foi de 1,5 bilhão de cabeças no Brasil. Quanto ao número de galinhas, o total nacional foi estimado em 249,1 milhões de cabeças, com um aumento de 1,7% em relação ao ano anterior. Os Estados com as maiores participações nesse plantel foram: São Paulo (22,1%), Paraná (10,2%), Minas Gerais (8,3%), Rio Grande do Sul (7,7%) e Espírito Santo (7,5%).

O efetivo de galináceos no Espírito Santo foi de 36,6 milhões de cabeças, enquanto o de galinhas ficou em 18,6 milhões de cabeças, apresentando queda de 3,3% em relação a 2018. Santa Maria de Jetibá foi o município que apresentou os maiores efetivos tanto de galináceos (19,6 milhões) quanto de galinhas (16,4 milhões) do país.

OVOS – A produção nacional de ovos de galinha foi de 4,6 bilhões de dúzias em 2019. O Espírito Santo ocupa a quarta posição, com 8,6% do total de ovos produzidos no país (397 milhões de dúzias). Entre 2018 e 2019, a produção de ovos de galinha cresceu 1,4% no Estado.

Entre os municípios brasileiros, Santa Maria de Jetibá lidera o ranking, com uma produção de 361,3 milhões de dúzias, seguida por Bastos (SP), com 280,5 milhões de dúzias. Entre 2018 e 2019, a produção de ovos de galinha cresceu 1,4% em Santa Maria de Jetibá.

CODORNA – Com uma produção de 81,7 milhões de dúzias, correspondente a 25,9% da produção nacional, o Espírito Santo tornou-se o maior produtor de ovos de codorna do Brasil. Em 2019, ultrapassando São Paulo, que teve uma produção de 74,4 milhões de dúzias (23,6% do total nacional).

Entre 2018 e 2019, o Espírito Santo teve um aumento de 10,0% na quantidade de codornas e de 14,9% na produção de ovos de codorna. No ranking municipal, Santa Maria de Jetibá continuou ocupando a primeira posição tanto na quantidade de codornas (3,7 milhões) quanto na produção de ovos (77,1 milhões de dúzias) em 2019.

SUÍNOS – Para 2019, foi estimada no Brasil a existência de 40,6 milhões de suínos na data de referência da pesquisa, com uma queda de 1,6% em relação ao ano anterior. Do efetivo total de suínos, 11,8% correspondia a matrizes.

No Espírito Santo, em 2019 havia 235,6 mil cabeças de suínos, uma queda de 2,5% em relação a 2018. Desse total, 9,7% correspondia a matrizes (22,8 mil cabeças). Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante, nessa ordem, lideraram o ranking de municípios capixabas com maiores contingentes de suínos.

Últimas notícias

Senar lança cursos gratuitos de drones e inseminação artificial. Inscreva-se!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou três cursos de curta duração, ...

Especialistas do Brasil e exterior debatem mercado halal

O fórum de negócios Global Halal Brazil ocorre na próxima semana e terá ...

Estados Unidos mudam regras para ingresso de cães procedentes do Brasil

Os animais que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, ...

Entidades afirmam que caso das búfalas de Brotas foge à regra dos produtores

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) publicou ...

Cadeia produtiva do leite é destaque em novo Boletim da Agricultura Familiar da Conab

Já está disponível, no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a publicação ...