Municípios capixabas receberam alerta para a possível invasão de javaporcos

Julio Huber

Autoridades de diversos municípios do Espírito Santo, que fazem divisa com Minas Gerais, estão em alerta para uma possível invasão de javaporcos em propriedades rurais. Integrantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) têm percorrido municípios capixabas do Noroeste para informar a respeito da preocupação com a chegada desses animais selvagens.

Anúncio

No mês passado, 32 javalis e javaporcos, que eram criados em uma propriedade entre Morro do Pilar e Santana do Riacho, na Região Central de Minas Gerais, foram apreendidos durante uma operação.

Anúncio

De acordo com representantes do Ibama, havia alto risco de fuga dos animais e de invasão ao Parque Nacional da Serra do Cipó e da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira.

Trazidos da Europa, Ásia e Norte da África para o consumo de sua carne, há mais de 100 anos, vários javalis conseguiram escapar de seus recintos e passaram a cruzar com porcos domésticos.

Os javaporcos se transformaram em uma ameaça que invade os campos e as florestas brasileiras, espanta animais nativos, pisoteia nascentes, come plantas e destrói lavouras.

Nesta semana, representantes do Ibama se reuniram com a secretária municipal de Meio Ambiente de Barra de São Francisco, Lislei Moreira Batista. Ela informou que não é para os moradores entrarem em pânico, mas reforçou a preocupação com a invasão desses animais.

“O Ibama está preocupado, porque a quantidade desses animais é grande. Eles podem atacar as pessoas e por onde passam podem destruir plantações”, afirmou ela. Além de Barra de São Francisco, a secretária disse que equipes dos municípios de Água Doce do Norte, Ecoporanga e Mantenópolis também já se reuniram com representantes do Ibama.

“Eles não sabem quando esses animais vão chegar, mas eles deram uma certeza que isso vai acontecer. Uma hora eles vão chegar a nossa região com alguém trazendo ou por conta própria”, relatou Lislei.

O Ibama informou aos representantes dos municípios capixabas que o foco onde esses animais se encontram é na região Sul do Minas Gerais, por isso essas cidades capixabas estão sendo alertadas para esse risco de invasão.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Produtos originalmente brasileiros serão os destaques no Connection Experience Terroirs do Brasil

Valorizar os produtos originalmente brasileiros e gerar conexões para novos negócios é o ...

Federação da Agricultura solicita apoio a produtores rurais atingidos pelas chuvas no Espírito Santo

Foto: Helio Filho/Secom-ES A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) ...

Aprovado projeto para levar apoio psicológico às vítimas das chuvas no Espírito Santo

Foto: ALES As recentes e devastadoras chuvas que atingiram o Sul do Espírito ...

Cooperativas realizam campanhas em prol das vítimas das fortes chuvas no Sul do Espírito Santo

Foto: Freepik Junto com a solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingiram ...

Sicoob oferece R$ 25 milhões em crédito a juros zero para associados prejudicados pelas chuvas

Foto: Rodrigo Zaca / Governo ES Texto: Julio Huber Para apoiar pessoas, empresários ...