Novidades para o agronegócio na Expodireto Cotrijal

Foto: Divulgação

A feira é realizada na cidade de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul

Até a próxima sexta-feira (06), a cidade de Não-Me-Toque (RS), está movimentada com a realização da 21ª edição de um dos eventos mais completos do setor agropecuário do país: a Expodireto Cotrijal. O evento conta com exposição de várias tecnologias, palestras e fóruns técnicos.

Anúncio

Entre as diversas novidades presentes na feira voltadas para o meio rural, um aplicativo de gestão de frota agrícola está sendo apresentado pela LS Tractor. Ao iniciar o dia de trabalho na fazenda, o App LS Tech vai receber as ordens de serviço para aquele dia, encaminhadas pelo gestor da propriedade de onde ele estiver, diretamente para um tablet eliminando a antiga forma que era anotações num papel. Tudo pode ser alterado ou ajustado pelo operador.

Anúncio

O aplicativo agiliza o controle da frota agrícola

“Para operar a máquina (trator ou colheitadeira) o operador vai precisar de uma chave digital (QR Code) para acionar o sistema que vai fazer o reconhecimento dos dados da pessoa e se comunicar com a base”, explica o gerente de marketing e produto da LS Tractor, Astor Kilpp. Com o novo recurso a gestão da mecanização nas propriedades fica mais fácil, pois este sistema permite a instalação e uso em um tablet comum ou até mesmo um smartphone ao invés dos monitores que se usam normalmente nas máquinas e que tem um custo mais elevado.

O gestor da propriedade tem 100% do controle, do que está acontecendo, do que foi realizado e o que ainda está em aberto. O operador vai definir qual a melhor forma de utilizar o equipamento para determinada atividade a ser desenvolvida. O aplicativo torna os processos operacionais mais interativos. É uma excelente ferramenta para as mais diversas aplicações agrícolas, na fruticultura, café ou até mesmo setor de grãos. ”O App interage com o sistema de telemetria, recebendo todos os dados e os registrando, também emite avisos (alertas) como, por exemplo, abastecer o trator”, revela Kilpp.

TRIGO – A utilização do trigo de planta inteira como fonte alternativa de proteína e energia na dieta do rebanho será outro destaque nesta edição do evento. A novidade é o lançamento de mixes de cultivares de trigo para silagem e pré-secado que tem em comum duas particularidades: a ausência de aristas – por isso tem alta palatabilidade, elevada digestibilidade e qualidade nutricional – é fonte rica de proteína e de energia, além de fornecer fibra efetiva.

Segundo o gerente de nutrição animal da Biotrigo, Tiago de Pauli, o objetivo do projeto da Biotrigo ao lançar trigos exclusivos para alimentação animal é atender a uma demanda comum entre os pecuaristas: a escassez de alimentação durante períodos de baixa oferta, perdas de produtividade ou seca.

“Dentre as estações do ano, o verão é o período em que se faz o maior volume de alimento conservado, especialmente a silagem de milho, mas na maioria das vezes a sua produção não garante a alimentação no restante do ano e é especialmente no outono, onde ocorre a troca das pastagens de verão e entram as de inverno, que as preocupações aumentam porque essa troca se estende por até 3 meses e logo após com o frio intenso, a umidade e as geadas prejudicam o desenvolvimento das pastagens e a produção de alimentos conservados. Já o trigo, além de manter o solo produzindo na entressafra das culturas principais, pode substituir parcial ou totalmente o milho na formulação de dietas balanceadas, com a vantagem de fornecer maior concentração de proteína e ainda aumentar o retorno financeiro”, explica.

Sanidade e produtividade na nova soja da Embrapa

Foto: Divulgação

A cultivar de soja BRS 5804RR é o lançamento da Embrapa para a região fria do Brasil. Um dos destaques da cultivar é a resistência à podridão radicular de fitóftora, problema recorrente nas lavouras da Região Sul. O potencial de rendimento da soja está acima de 100 sacas por hectare.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo, Paulo Bertagnolli, um dos diferenciais da cultivar BRS 5804RR é a amplitude de semeadura, adaptada a plantios tanto no início quanto no final da época recomendada, quando demonstrou diferencial significativo em produtividade comparada a outros materiais de mesmo ciclo. Os melhores resultados ocorreram nas semeaduras entre 21 de outubro e 30 de novembro, quando os rendimentos ultrapassaram os 6 mil kg/ha.

“A cultivar foi testada em 22 locais durante três anos e mostrou-se realmente superior às testemunhas”, conta o pesquisador, lembrando que a ampla janela de semeadura permite o escalonamento de plantio ou mesmo o replantio em situações de adversidade climática. Um dos principais problemas nos cultivos de soja na Região Sul é a podridão radicular de fitóftora, que implica na morte de plantas na fase inicial da lavoura. A cultivar BRS 5804RR é resistente à fitóftora, problema recorrente em solos com excesso de umidade e áreas sem rotação de culturas.

Além da sanidade de raíz, a alta produtividade da BRS 5804RR também resulta do elevado peso de mil grãos (PMG 210 g), em plantas de porte médio que apresentam vagens com quatro grãos. A cultivar está indicada para a região Macrorregião Sojícola 1, que abrange os estados do RS, SC e regiões frias do PR e SP.

Controle biológico de pragas com aplicação via drone

O controle biológico de pragas em lavouras de qualquer tamanho é uma realidade e custa até 30% menos que o controle tradicional com agrotóxicos. No Rio Grande do Sul, é a GEOPLAN, empresa do engº Agrônomo e produtor rural, Cristiano Gotuzzo, que tem obtido resultados sistemáticos. A empresa está apresentando, no estande da CCGL, estes e outros resultados na 21ª edição da Expodireto.

Sobre os resultados, por exemplo, na safra anterior (2018/2019) a Geoplan realizou o controle de pragas com aplicação de agentes biológicos via drone em 10 propriedades produtoras de milho e soja, em municípios da Região Sul do RS. Foram mais de 1,5 mil hectares, onde registraram 100% de resultado, sem incidência de praga.

Na atual safra (2019/2020), o espectro aumentou. Foram cerca de 40 propriedades e mais de 4 mil hectares, pelo estado do RS, que aderiram ao manejo biológico de controle de praga, ecologicamente sustentável e que preserva o meio ambiente. “Ou seja, o produto final é de qualidade superior, tem o mesmo nível de resultado de produção na comparação do manejo com químicos”, explica Gotuzzo.

Além disso, tem três grandes diferenciais competitivos: não agride o meio ambiente, o produto final é saudável, e impactada, positivamente, o valor final do custo da produção. Ou seja, o produtor gasta muito menos. “Na comparação, o uso de controle com agrotóxico custa, em média, R$ 50,00 a aplicação e precisou, nesta safra, ser realizada pelo menos de 3 a 5 aplicações em lavouras de milho. Já nas propriedades com o manejo de controle biológico de pragas, a aplicação custou R$ 40,00 e precisou ser realizada apenas uma vez”, afirma Gotuzzo.
Recentemente, a GEOPLAN participou de um estudo da CCGL que, em parceria com a Setrem e a Bioin, fizeram pesquisa do controle de pragas, com aplicação de agentes biológicos via drone, em milho. Os resultados desse estudo serão divulgação pela CCGL na Expodireto 2020.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nater Coop premia startups em Programa de Inovação Aberta

Foto: Bruno Faustino Ao longo de 2023, a cooperativa impulsionou a inovação lançando ...

ES firma acordo para ampliar alcance de frutas e especiarias capixabas no mercado internacional

As frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, ...

Brasil conquista dois novos mercados para pescados na Índia

Com estes novos mercados, o agronegócio brasileiro alcançou a 30ª abertura comercial internacional ...

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...