O uso de antimicrobianos na avicultura foi tema de debates

Foto: AVES

Proporcionando uma conferência virtual que debateu sobre o uso de antimicrobianos na avicultura, assunto cada vez mais presente na produção avícola, a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) e a Coopeavi promoveram uma edição conjunta do Qualificaves de Postura Comercial e Frango de Corte.

Com o tema “Antimicrobianos: uso racional e substituição. Um caminho sem volta”, o evento online ocorreu na última quarta-feira (05). Mais de 70 pessoas participaram do encontro, realizado por meio de uma videoconferência de forma gratuita. O comando da apresentação foi do diretor técnico da Biocamp Laboratórios LTDA, Paulo César Martins.

Inicialmente, Paulo destacou a preocupação de diversas autoridades com o surgimento de bactérias multirresistentes a vários tipos de antibióticos. Além disso, ele falou sobre o uso de vacinas, probióticos, enzimas e outros medicamentos que podem substituir os antimicrobianos, e enfatizou a revisão antimicrobiana publicada em 2014, que apresentou uma estimativa de mortes para o ano de 2050 motivadas por uma gama de doenças bacterianas.

“Para Tifo Aviário (TA) e Mycoplasma gallisepticum (MG), as vacinas constituem as melhores ferramentas para controle. Por enquanto, vamos trabalhar com aquilo que produz 99,9% das perdas que é o Mycoplasma gallisepticum, depois o Mycoplasma synoviae. Nós vamos ter que trabalhar através de biosseguridade e isolamento, enquanto que esperamos as vacinas”, detalhou o palestrante sobre as temáticas de Tifo Aviário e Mycoplasma gallisepticum.

Após a apresentação, Paulo ainda interagiu com o diretor executivo da AVES, Nélio Hand, que coordenou a videoconferência, e respondeu questionamentos enviados pelo público participante do encontro virtual.

Com diversos módulos ao longo do ano, o Programa Anual de Capacitação de Avicultores (Qualificaves) é realizado pela AVES, que sempre conta com a parceria de empresas que atendem o setor, trazendo à discussão temas relevantes para os seus associados.

Fonte: Assessoria de imprensa/AVES

Últimas notícias

Pesquisadores elaboram dicionário das características sensoriais do chá-mate

Grupo avaliou amostras de chá de diferentes regiões do Brasil para definir 39 ...

Índia estabelece novas exigências para importação de 24 produtos vegetais

A exportação deve estar acompanhada por certificado oficial, atestando que os produtos não ...

Rota marítima pelo Pacífico pode reduzir custos de frete

Os agricultores que utilizam os portos do Arco Norte podem obter redução de ...

Região de Poços de Caldas investe em marca coletiva de café vulcânico

Poços de Caldas, no Sul de Minas, é destino de muitos turistas atraídos ...

Marco Legal das Startups é aprovado no Senado

Em 2021, a relação entre cooperativas e startups pode ser ainda mais estimulada ...