Palma-forrageira é apresentada como opção vantajosa para alimentação de bovinos

Adaptável às diversas condições de clima e solo, sendo muito resistente à estiagem, a palma-forrageira vem ganhando força como alternativa na alimentação de bovinos. Para apresentar as vantagens dessa opção, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) realizaram um Dia de Campo, nesta quinta-feira (26), em Santa Teresa.

A atividade reuniu cerca de 50 pessoas, entre produtores, técnicos e estudantes, na área demonstrativa de plantio de palma localizada no campus do Ifes de Santa Teresa. Profissionais das duas instituições abordaram aspectos do cultivo, os benefícios para o gado e os potenciais ganhos para os criadores.

Anúncio

Entre as vantagens do uso da espécie, como forragem, foram destacados o baixo consumo de água na produção, a diminuição de custos com armazenamento (sem necessidade de ensilagem) e a elevada produtividade, de 600 a 800 toneladas por hectare.

Anúncio

Os instrutores também pontuaram que a palma-forrageira é uma boa fonte hídrica (composição que varia de 80% a 90% de água) e de minerais, como cálcio e potássio, para os animais.

PARCERIA – O Dia de Campo contou com as presenças do diretor técnico do Incaper, Antonio Elias Souza, e do diretor-geral do Ifes – campus Santa Teresa, Ednaldo Miranda de Oliveira.

“Esse Dia de Campo é uma das muitas ações que temos realizado em parceria com o Ifes, buscando sempre contribuir com o desenvolvimento rural sustentável do Espírito Santo”, salientou Antonio Elias.

MAIS INFORMAÇÕES – Produtores rurais que queiram a assistência do Incaper para o cultivo da palma-forrageira podem procurar os escritórios do instituto nos municípios. Os endereços e contatos estão disponíveis na página www.incaper.es.gov.br/agenda-de-contatos.

Quem tem interesse em conhecer mais sobre a planta, pode acessar o site da Biblioteca Rui Tendinha (bibliotecaruitendinha.incaper.es.gov.br), onde estão disponíveis cartilhas como “Palma-Forrageira: Potencialidades para as propriedades rurais do Espírito Santo”.

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Mimoso do Sul terá manhã com serviços para a população neste sábado (13)

Amanhã (13), a população de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, ...

Colatina recebe a terceira etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024

Foto: Freepik A terceira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2024, promovida pela ...

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

Foto: Freepik Sliced fresh brown bread on white background. High quality photo Uma ...

Brasil exporta recorde de 47,3 milhões de sacas de café na safra 2023/24

Foto: iStock A exportação brasileira de café alcançou o volume histórico de 47,300 ...

Cuba confirma importação de quatro produtos do agronegócio brasileiro

Foto: Freepik O governo brasileiro recebeu o anúncio, pelo governo de Cuba, da ...