Preços de café fecharam o mês de outubro em alta

De maio até outubro deste ano, as médias de todas as cotações do café comercializado no Espírito Santo estão superiores àquelas verificadas nos mesmos meses do ano passado, favorecidas, em alguns momentos, pela combinação de níveis de bolsa mais estáveis e taxa de dólar mais alta contra o real.

Isso é positivo pois remunera melhor o produtor rural. Ao longo do mês, os preços do conilon mantiveram-se superiores aos preços do arábica “rio” devido à forte demanda pela indústria nacional de café solúvel, de torrado e moído e, principalmente, para a exportação, totalizando volume por demais superior à demanda pelo arábica “rio”.

Com a baixa competitividade do Vietnã, o conilon foi ainda mais favorecido. Comparativamente, a média do conilon teve queda de 1,3 pontos percentuais em relação a média de setembro, ao passo que as médias dos arábicas “duro e “rio”, apresentaram quedas de 6,2 e 3,8 pontos percentuais respectivamente. Entretanto, em relação a outubro de 2019, os preços médios das três variedades de café apresentaram boa recuperação: conilon +34%, arábica “duro” +16% e arábica “rio” +21%.

O presidente do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV), Márcio Candido Ferreira, explica que essa realidade se dá em virtude da relação Bolsa de Londres X taxa de dólar serem mais favoráveis (ao conilon), do que a relação Bolsa de Nova Iorque (NY) X dólar.

Os diferenciais praticados para o arábica se alargaram (maior desconto contra a Bolsa de NY, enquanto no conilon, os diferenciais contra a Bolsa de Londres se estreitaram (menor desconto) pela falta de competitividade do Vietnã, conclui Márcio.

Fonte: Centro do Comércio de Café de Vitória

Últimas notícias

Premiação distribui R$ 130 mil para os produtores dos melhores cafés do Espírito Santo

Fotos: Sidney Dalvi e Hélio Filho/Secom Os melhores cafés especiais capixabas foram eleitos ...

Pecuária de leite vive incertezas com o futuro da pandemia

A reunião de conjuntura de novembro do Centro de Inteligência do Leite da ...

Valor de mercado de defensivos aplicados deverá cair 11,8% em 2020

O mercado de defensivos agrícolas deve ter redução de 11,8% no valor em ...

Programa de aprendizagem rural é homenageado pelo Instituto Innovare

Fotos: Junio Nunes O Programa de Aprendizagem Profissional Rural foi homenageado na 17ª ...

Novo surto de gafanhotos é monitorado por governo do Rio Grande do Sul

Foto: Senasa Julio Huber Um novo surto de gafanhotos identificado pelo Serviço Nacional ...