Produtos únicos conquistam público no Connection Terroirs do Brasil

Foto: Laura Gallas

Em questão de poucas horas, expositores da Alameda Terroirs quase tinham esgotado seus estoques de produtos devido a demanda na comercialização. A movimentação no primeiro dia do Connection Terroirs do Brasil, surpreendeu, inclusive, a organização do evento, que acontece em Gramado e segue até domingo, proporcionando muitas experiências sensoriais.

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Desde quando os expositores iniciaram os trabalhos na Rua Coberta e parte da Praça Major Nicoletti, a movimentação de turistas e comunidade foi intensificando ao longo do dia. A amostra de produtos como queijos, vinhos, cafés, azeites, artesanato em cerâmica, cosméticos, jóias, entre outros, encantou quem passava pelo local, tendo a oportunidade de conhecer, degustar e experimentar produtos de diferentes partes do Brasil e únicos.

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O apicultor Gilberto Santos, do Pantanal, recebeu uma demanda inesperada nesta tarde. “Um cliente me pediu mil frascos de mel, primeiro me assustei, depois entendi a ideia e certamente faremos negócios”, comenta o produtor de mel que tem há 6 anos seu apiário que todo seu estoque, ficou com 10 frascos de mel para comercialização até o fim do evento.. A conquista do IG do produtor ocorreu há 1 ano, após a reativação do selo que já existia. “Tudo foi graças ao Sebrae, esse processo valorizou ainda mais meu trabalho e o produto, podendo inclusive agregar valor e, com isso, investir mais na produção”, aponta Santos que espera colher entre 6 a 8 mil quilos de mel neste ano.

O termo terroir é bastante conhecido por ser destaque para alimentos e bebidas, principalmente de vinhos, mas uma das propostas do Sebrae, que é correalizador do evento com a Rossi & Zorzanello, foi trazer o artesanato desenvolvido em barro, assim como o bordado filé e a artesania em joias.

De Pirenópolis, Goiás, veio Lucilene Siqueira, a região é reconhecida pelo saber fazer de jóias em prata e pedrarias. “Somos de uma pequena cidade que tem muitos artesãos trabalhando com isso, conquistamos nossa IG em 2019 e, hoje, vemos que o assunto recém vem sendo conhecido pelas pessoas. Estar aqui está sendo maravilhoso, além de divulgar nosso trabalho, estamos conhecendo Gramado”, comentou.

Ao longo da manhã, no Palácio dos Festivais ocorreram palestras com profissionais com domínio no assunto e exemplos vivos da importância da valorização de um produto com características únicas. “Para se conseguir uma indicação geográfica o principal ponto é o produtor valorizar o seu produto e mostrar suas particularidades”, frisou Hulda Oliveira Giesbrecht, coordenadora de Negócios de Base Tecnológica e Propriedade Intelectual do Sebrae.

“Nós sabíamos que esse tema ia despertar interesse em muita gente e aqui, no espaço mais nobre de Gramado, senão do Rio Grande do Sul, alcançamos o objetivo do Connection, que era o de dar visibilidade e aproximar os pequenos produtores de alimentos, bebidas e artigos com Indicação Geográfica ao público final, dando a importância a essas produções únicas”, comenta Marta Rossi, criadora e CEO do evento.

Ainda nesta quinta, participantes do evento conheceram atrativos turísticos de Nova Petrópolis que estão em pleno desenvolvimento na região. Os traços da cultura alemã chamou a atenção dos visitantes que entenderam um pouco mais da colonização do município. A Arena Brasil reuniu pessoas para as degustações e harmonizações realizadas por profissionais do Senac.

PROGRAMAÇÃO – O Connection segue nesta sexta-feira (19) com intensa programação. A partir das 14 horas, na Sociedade Recreio Gramadense acontece, pela primeira vez, uma rodada de negócios com as 27 IGs presentes no evento e compradores. 

A Arena “Origem Brasil”, local em que profissionais do Senac promovem uma imersão sensorial com produtos tipicamente brasileiros e de terroirs aos visitantes e participantes, a programação ocorre das 13 às 19 horas. Nesta sexta o trabalho gastronômico fica por conta do chef Bruno Ivanoff, do Centro Universitário UniSenac. 

PALESTRAS

8h30 – Conexão Brasil x Itália: Como transformar territórios e produtos únicos em objetos de desejo global – A Estratégia de Posicionamento da Itália, com Fernanda Longobardo, coordenadora Sede Brasil da Agência Nacional Italiana de Turismo – ENIT e Ferdinando Fiore, diiretor Geral ICE / Brasil

‍9h20 – Conexão Brasil – Peru: Biodiversidade e Sustentabilidade – a economia verde e os novos valores do consumidor moderno com Luca D’ambros, produtor rural e vice-presidente da Associação de Produtores da Indicação Geográfica de Procedência – IGP, do Guaraná de Maués, Amazônia; Gabriela Gouvêa Moura, tecnóloga de Alimentos, mestre em Desenvolvimento rural sustentável, presidente da Associação de Produtores de Leite e Queijo do Marajó e Maria Del Carmen Reparaz, gerente de Turismo e Cultura do Município de San Izidro, no Peru. O mediador será Alan David Claumann, coordenador de Turismo do Sebrae/SC e coordenador Estadual de Turismo do Sebrae de Santa Catarina.

11h05 – A Cozinha de Terroir – singularidade, originalidade e mercado com Chef Marcelo Shambeck, indicado pela revista Veja Porto Alegre entre os melhores chefs revelação de 2008 e novamente indicado em 2010, 2011 e 2012 como chef do ano, Chef Amanda Selbach, proprietária da Amanda Selbach Pâtisserie e consultora na área de gastronomia; Luia Barbacovi, vice-prefeito e secretário de Turismo de Gramado. O mediador será Álvaro Machado, coordenador do Curso de Turismo na Faccat Porto Alegre, atualmente é responsável técnico pela segmentação na Setur-RS.

Arena “Origem Brasil”, das 13 às 19 horas

13h30 às 14h30:  torteloni de açaí e açafrão da região de mara rosa, recheado com palmito de açaí e fonduta de queijo serrano

16h30 às 17h30: panqueca de café do cerrado mineiro com chantilly e mel do pantanal

18h às 19h: tulipa de frango com molho de mel de melato da bracatinga

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