Programa de sucessão rural familiar envolve jovens agricultores

A Administração Municipal de Gramado (RS), por meio da Secretaria de Agricultura, foi selecionada para o Programa Sucessão Rural Familiar, desenvolvido pelo Sicredi Pioneira, com foco em jovens filhos de produtores rurais. A proposta é de repassar técnicas e ensinamentos que vão desde tendências de mercado agrícola e da agroindústria; indicadores econômicos da propriedade; motivação profissional; importância da cooperação; gestão de tempo; controle de custos de produção; liderança; comunicação; empreendedorismo; e boas práticas de gestão em propriedades rurais.

O coordenador das agroindústrias de Gramado, Eliezer Lima, explica que o trabalho é desenvolvido em nove módulos do programa. Os encontros são mensais envolvendo famílias de Gramado, Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval. No último sábado (17), Gramado foi anfitriã de um encontro do programa, que aconteceu na Linha Bonita, no Velho Casarão Visenzo Marcon.

Anúncio

“Foi muito importante recebermos esse encontro e proporcionarmos a integração entre os municípios e os jovens agricultores. A sucessão rural familiar vai muito além de somente a manutenção das propriedades, pois proporciona um desenvolvimento econômico das comunidades, promove a formação de profissionais das novas gerações e gera benefícios para toda a família”, avalia Eliezer Nascimento. Representaram o Sicred no encontro os colaboradores Murilo Felisberto, Marcelo Marim e Carla Ferreira, enquanto que a Emater esteve presente por meio da extensionista Janete Basso.

Anúncio

A Secretaria Municipal da Agricultura, juntamente com a Emater e a Sicred, já estão realizando credenciamento e recebendo inscrições de famílias que possuem interesse em participar da próxima etapa do programa. “O programa é aberto para todas as famílias do nosso interior que possuem jovens que querem se manter na propriedade e dar sequência aos negócios”, finaliza Eliezer.

O prefeito Nestor Tissot parabeniza a iniciativa. “O interior de Gramado está cada vez mais estruturado e valorizado, e iniciativas como esta são fundamentais para o desenvolvimento turístico e rural”, avalia Tissot. Mais informações sobre o Programa Sucessão Rural Familiar pelo telefone: (54) 3286-7658.

Fonte: PMG

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...