Programa leva informação sobre prevenção do câncer de mama para mulheres rurais

Outubro marca o início de um movimento poderoso: o Outubro Rosa. Mais do que uma campanha, é um chamado à conscientização, lembrando às mulheres da importância de cuidar de si mesmas e, sobretudo, de detectar precocemente o câncer de mama. E no Espírito Santo, esse compromisso ganha ainda mais força com o Programa de Saúde da Mulher Rural, do Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais, que leva conhecimento e cuidado para as mulheres do campo.

A essência do programa é simples: educação e prevenção. Ele percorre as comunidades rurais do interior capixaba, trazendo informações essenciais e abrindo portas para uma nova forma de olhar para a própria saúde. É uma oportunidade para que essas mulheres, que muitas vezes colocam o bem-estar de suas famílias à frente do próprio, possam se reconectar com o autocuidado.

Anúncio

“O Programa de Saúde da Mulher não se limita a uma data. Estamos presentes o ano inteiro, ajudando essas mulheres a perceberem a importância de cuidar de si mesmas”, ressalta Letícia Toniato, superintendente do Senar-ES. E não é só sobre saúde física. A cada edição, o programa oferece, além de palestras, um dia dedicado à beleza e à autoestima. Um corte de cabelo, uma massagem ou um simples design de sobrancelhas se transformam em gestos de empoderamento, lembrando-as de que também merecem esse carinho.

Nos municípios por onde passa, o programa proporciona momentos de aprendizado e realiza exames importantes, como o preventivo que detecta sinais precoces do câncer de colo do útero. E enquanto buscam incluir exames para o câncer de mama, a equipe do Senar-ES segue promovendo conscientização, ensinando o autoexame e reforçando a importância de buscar ajuda médica.

Anúncio

Munik Muniz, responsável pelo projeto, vê o impacto além da saúde. “É um resgate da autoestima dessas mulheres que, no meio da correria do dia a dia, muitas vezes esquecem de si mesmas”, comenta. E é por isso que o programa acontece aos sábados, quando elas podem, enfim, se dedicar um pouco mais a si mesmas.

Combinando saúde, educação e amor-próprio, o Programa de Saúde da Mulher Rural vai muito além de uma campanha. Ele é um abraço contínuo, que, durante todo o ano, reforça a importância de cuidar de quem cuida.

Fonte: Senar-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Concurso estadual vai premiar queijos artesanais do Espírito Santo

Foto: Freepik O Espírito Santo abriu as inscrições para o Prêmio Queijos do ...

Espírito Santo terá calor dentro do normal e chuvas próximas da média em fevereiro

Foto: Freepik O mês de fevereiro de 2026 será marcado por um cenário ...

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Foto: Clarissa Schwartz Um projeto de conservação conduzido pelo Instituto Nacional da Mata ...

Café da Serra de Apucarana é reconhecido como Denominação de Origem

Foto: Julio Huber O Brasil ampliou, na última terça-feira (27), o mapa das ...

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...